São Paulo, domingo, 18 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quase iguais, "irmãos" diferem no desempenho

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não é porque dois modelos diferentes usam o mesmo motor que eles apresentam o mesmo desempenho. O Peugeot 206, por exemplo, chega aos 100 km/h 1,5s antes que o Renault Clio -15,55s ante 17,05s.
Segundo a Renault, vários fatores podem interferir no desempenho: peso, relação de marcha e de diferencial, pneu, mapeamento do motor e Cx, que indica o coeficiente aerodinâmico do modelo. No entanto a montadora não aponta qual deles seria o verdadeiro responsável pela diferença.
Para Roger Guilherme, da Volkswagen, é natural que o Polo tenha se saído melhor nas provas de desempenho do teste Folha-Mauá. "Ele é mais leve, e a força na roda tende a ser maior porque sua relação final de transmissão é mais curta."
Porém Guilherme estranha o nível de ruído registrado pelos modelos: 63 dBA no Polo e 71 dBA no Golf, ambos a 80 km/h e com os vidros fechados. "O Golf deveria ser mais silencioso", acredita.
Com 241 quilos a mais que o Peugeot 206, o 307 precisa de 1,36s extra para alcançar os 100 km/h. Na retomada de 40 para 80 km/h, requer 11,91s, contra 7,19s do "irmão caçula".
Eles dividem com o Citroën Xsara o propulsor 1.6 que deve ser usado pelo futuro nacional C3, também da Citroën.
Já o Chevrolet Celta se mostrou um pouco mais econômico que o Corsa hatchback. Na cidade, roda 12,9 km com um litro de gasolina, enquanto a média do Corsa é de 11,6 km/l.


Texto Anterior: Crise: Custo impõe motor único a vários carros
Próximo Texto: Duas rodas: XT 600E, da Yamaha, encara asfalto e terra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.