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Toyota "depena" Corolla para deter Civic
Líder mundial não segura rival da Honda, apela para versão mais barata e quer retomar liderança entre sedãs
RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Sob o capô, nenhuma novidade. A mecânica não mudou, o
que, de longe, é bom.
O conhecido motor 1.8 16V
(até 136 cv) mostra que não
precisa de muitos ajustes. Continua eficiente e honesto.
Com boa elasticidade e pouco ruído, facilmente o motorista atinge altas velocidades com
a sensação de não estar tão rápido. Difícil é explicar isso
quando o radar está por perto.
Longe da polícia, o teste
Folha-Mauá revela que o Corolla GLi precisa de 11,3s para ir
de 0 a 100 km/h e mantém a
agilidade nas retomadas.
A macia direção elétrica facilita as manobras, mas sofre de
efeito exorcista -em alguns
momentos, parece possuída.
O volante, às vezes, puxa
inesperadamente no meio da
curva, sem assustar os novatos.
O câmbio manual tem engates leves e precisos, o que deixa
o giro e o consumo baixos. O
sedã faz até 14 km/l na estrada.
A nova versão GLi do Corolla
chega para atender quem achava o modelo de entrada, o XLi,
muito simples e o XEi, o mais
vendido, muito caro.
Para ficar no meio-termo
(R$ 3.650 mais barato), o GLi
não tem faróis de neblina nem
acendimento automático.
Tampouco vem com retrovisor
eletrorretrátil, airbag lateral ou
controlador de velocidade.
Não pense, porém, que se
trata de um pé de boi. Do XEi,
mantiveram ar-condicionado
digital, freios ABS, airbag frontal, vidros elétricos, travamento automático das portas, rodas
de alumínio de aro 16 e controles do toca-CDs no volante.
Cabeça a cabeça
Com a versão GLi, que tem
bancos de veludo, a XEi passa a
ser vendida apenas com bancos
de couro, antes opcionais.
O reposicionamento tem alvo certo. O Corolla GLi com
câmbio manual custa a partir
de R$ 65.050 -na tabela, só
R$ 5 mais caro que o Honda Civic LXS, com os mesmos itens.
Se procurar, você encontra
Civic e Corolla por R$ 60 mil
cada um -o câmbio automático custa mais R$ 4.000.
O GLi será mais uma manobra para a Toyota tentar deter
a Honda e retomar a ponta entre os sedãs. Em 2009, está difícil: o Civic emplacou 42.183
unidades, ante 40.479 Corolla.
A Toyota cedeu o Corolla GLi para teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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