São Paulo, domingo, 19 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sucessoras de Ranger e S-10 aparecem na Argentina

Picapes médias devem chegar até o próximo ano, mais caras e luxuosas

Segmento é destaque no Salão, que apresenta ainda novas versões da VW Amarok, além da Ram 2.500 remodelada
Divulgação
Nova geração da Ranger será produzida na cidade de Pacheco, na Argentina, e exportada para o Brasil a partir de 2012

DE SÃO PAULO

O volume de vendas de picapes médias verificado no Brasil dobrou nos últimos cinco anos, atingindo 120 mil unidades em 2010.
Para especialistas ouvidos pela Folha, o segmento deve seguir em alta, impulsionado principalmente pela demanda que será criada, até 2016, com obras de infraestrutura para a Copa e as Olimpíadas.
É nesse novo mercado que as grandes montadoras apostam. Ford e Chevrolet aproveitam o Salão de Buenos Aires para apresentar suas futuras picapes, até porque sabem que o evento argentino é a única grande mostra automobilística agendada para a América do Sul neste ano. As novidades surgem como conceitos, embora muito próximos do que será visto nas ruas. O protótipo da nova Ford Ranger, por exemplo, é idêntico ao carro já ofertado na Ásia e na Europa.
Até o motor diesel 2.2 Duratorq TDCi 2.2 (126 cv) é igual. Ele vem acoplado a uma transmissão manual e à tração 4x4 ""para o Brasil, os engenheiros da marca ainda preparam uma versão "flex".
Segundo Enrique Alemañy, presidente da Ford da Argentina e do Chile, essa geração da picape se diferencia da anterior pelo conforto e pela dirigibilidade próximos aos de um carro de passeio.
Para tanto, o modelo ganhou mais espaço na cabine com o novo chassi e diversos itens tecnológicos, como controle eletrônico de estabilidade e airbags laterais ""equipamentos que devem ser opcionais no modelo que estreia por aqui em 2012.

COLORADO RALLY
Outra picape que sonha em destronar a Toyota Hilux ""líder entre os modelos acima de R$ 70 mil"" é a Colorado Rally cabine dupla, da Chevrolet. O protótipo aparece em Buenos Aires travestido de veículo de competição.
Traz até bancos tipo concha com canudo ligado a um reservatório de água para hidratar o "piloto". Algo que ninguém verá na versão comercial do produto, prometida para o segundo semestre.
A novata não aposentará a S10 (a partir de R$ 51 mil), que continuará à venda na configuração de entrada.
E mesmo sem a Chevrolet ter divulgado os dados técnicos da Colorado, não é difícil imaginar que ela custará bem mais que a opção atual.
Há também modelos de menor impacto, pois já não eram segredos. Entre eles estão duas versões da VW Amarok, uma com cabine simples e outra com caçamba estendida. E também a gigantesca Ram 2.500 remodelada, que mais parece um caminhão para caubóis. (FELIPE NÓBREGA)


Texto Anterior: Salão de Buenos Aires exibe mais novos nacionais que o de São Paulo
Próximo Texto: Foco: Novas versões ganham status de atração no Salão de Buenos Aires
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.