São Paulo, domingo, 19 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vistoria para viajar deve ser feita na garagem

"Check-up" em partes como pneus e sistemas de iluminação e refrigeração é fundamental para pegar a estrada com segurança

DE SÃO PAULO

Muitos motoristas já traçaram planos de viagem para o feriado e as férias. Mas não adianta se preocupar apenas com hotéis e passeios: o carro também pede atenção.
"Vários clientes vêm à oficina antes da viagem para uma revisão preventiva, mas a semana posterior aos feriados também é de grande movimento", diz Marcos Amorim, proprietário de um centro automotivo Bosch.
"São os motoristas que tiveram problemas na estrada. Esses sempre gastam mais."
Mesmo quando a manutenção está em dia, vale fazer uma inspeção básica antes de pegar a estrada. É um trabalho simples, que pode ser realizado na garagem. E fazer a vistoria com alguma antecedência evita surpresas como descobrir, no dia de pegar a estrada, que o carro precisa ir à oficina para corrigir um defeito mais grave. água destilada
Quem deixa para fazer a inspeção no posto de abastecimento pode ter problemas.
"Frentistas costumam oferecer óleo para o motor ou aditivo para o sistema de arrefecimento sem saber quais são as especificações do carro, determinadas pelo fabricante. Além disso, não dá para verificar corretamente os níveis com o motor quente", explica Gerson Nerath, técnico de qualidade da Valeo, fabricante de componentes.
O líquido de arrefecimento exige cuidados. "Não se deve usar água de torneira, só destilada ou desmineralizada. E sempre respeitando a proporção correta com o aditivo."
(EDUARDO SODRÉ)


Texto Anterior: Eventos estimulam 'lobby' por carro elétrico
Próximo Texto: Cartas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.