São Paulo, domingo, 19 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pneu calibrado e volante regulado preservam costas e articulações

DA REPORTAGEM LOCAL

Não é só a direção dura que afeta a coluna. O posicionamento correto no banco alivia as dores na região, ainda mais quando há problemas de estatura alta ou baixa demais.
É o caso da piloto Helena Deyama, instrutora de direção segura da BMW. Como ela tem 1,47 m, precisa de adaptações nos pedais para guiar uma Mitsubishi L200 de rali.
"Hoje os carros de rua oferecem regulagens de altura e profundidade no banco do motorista e na coluna de direção. Isso permite um melhor posicionamento para altos e baixos."
Como instrutora de pilotagem, além das dicas ao lado, ela ensina a manusear o volante sem causar dores na coluna.
"O volante deve ser girado segurando firme na posição "quinze para as três" [como no relógio]. É errado girá-lo como "açougueiro" [esterçá-lo segurando-o por dentro do aro, como se manejasse um punhal]."
Checar a calibragem dos pneus também é vital. Quanto mais vazio, maior será o arrasto para girá-lo, aumentando o esforço ao volante. Siga as instruções -para carga máxima ou normal- que vêm no manual do proprietário. (FS)


Texto Anterior: Direção dura sacrifica a dura coluna
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.