|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Pneu calibrado e volante regulado preservam costas e articulações
DA REPORTAGEM LOCAL
Não é só a direção dura que
afeta a coluna. O posicionamento correto no banco alivia
as dores na região, ainda mais
quando há problemas de estatura alta ou baixa demais.
É o caso da piloto Helena Deyama, instrutora de direção segura da BMW. Como ela tem
1,47 m, precisa de adaptações
nos pedais para guiar uma Mitsubishi L200 de rali.
"Hoje os carros de rua oferecem regulagens de altura e profundidade no banco do motorista e na coluna de direção. Isso permite um melhor posicionamento para altos e baixos."
Como instrutora de pilotagem, além das dicas ao lado, ela
ensina a manusear o volante
sem causar dores na coluna.
"O volante deve ser girado segurando firme na posição
"quinze para as três" [como no
relógio]. É errado girá-lo como
"açougueiro" [esterçá-lo segurando-o por dentro do aro, como se manejasse um punhal]."
Checar a calibragem dos
pneus também é vital. Quanto
mais vazio, maior será o arrasto
para girá-lo, aumentando o esforço ao volante. Siga as instruções -para carga máxima ou
normal- que vêm no manual
do proprietário.
(FS)
Texto Anterior: Direção dura sacrifica a dura coluna Próximo Texto: Cartas Índice
|