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Valorizado entre usados, F430 é Fórmula 1 de rua
Apresentado em 2004 e ainda com fila de espera, modelo mais barato da Ferrari traz toda a tecnologia dos carros de competição para as ruas
Divulgação
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O motor V8, posicionado entre os bancos e o eixo traseiro, gera 490 cv; o novo F430 Scuderia, que será apresentado em Frankfurt no mês que vem |
EZRA DYER
DO "NEW YORK TIMES"
A Ferrari está numa encruzilhada. O F430, seu modelo de
entrada, custa US$ 185 mil (R$
348.170) -no Brasil, sai por R$
1,35 milhão-, mas uma busca
no eBay acha um usado por cerca de US$ 300 mil (R$ 565 mil).
A valorização incomum aparece por dois motivos. O primeiro: o F430 é um carro brilhante. E, talvez mais relevante,
a Ferrari se recusa a produzir
uma quantidade de carros novos que satisfaça a demanda.
Porque nada irrita mais os
milionários do que dizer que
não podem ter alguma coisa, a
fila pelo F430 é como a dos
brinquedos da Disney -quando faz a primeira curva e acha
que está chegando, você descobre que a fila continua longa.
Dennis Liu, um dono de Ferrari de Boston, ainda aguarda
seu F430: "Espero desde 2004.
E estou sempre a nove meses
da data de entrega". E ele é o
presidente do Ferrari Club da
região da Nova Inglaterra.
A Ferrari teve cerca de mil
pedidos de Enzo, seu modelo
topo de linha e vendido a US$
650 mil desde 2002. A companhia, porém, manteve-se firme
na decisão de fabricar 399 carros (e mais um para o papa).
Pela matemática, ela deixou
de ganhar US$ 390 milhões em
nome da exclusividade -e investiu na sua própria lenda.
"Não é um caso em que produzimos quantos carros queremos", diz Maurizio Parlato,
presidente da Ferrari nos EUA.
A fábrica de Maranello, na Itália, poderia produzir mais carros do que produz.
"Há uma mágica relação entre preço e volume", Parlato
continua. "Temos uma inteligência de mercado muito sofisticada trabalhando para nós." E
essa inteligência diz que a Ferrari precisa achar o crescimento em mercados "virgens".
"A Ferrari tem aumentado a
capacidade de produção para
mercados emergentes -China,
Cingapura e Austrália-, mas
mantém sua exclusividade."
É claro que pedidos demais e
produção limitada só fazem
sentido se a demanda está em
primeiro plano. Com todo o barulho em torno do F430, é crível pensar que ele não atenda a
todas as expectativas.
Fórmula 1
O F430 está num segmento
em que números de performance são fundamentais, mas
ele é mais do que um gerador de
adrenalina. O desenho, por
exemplo, faz crer que todas as
decisões da Ferrari foram tomadas para que ele fosse o mais
próximo de um bólido da F-1.
O motor 4.3 V8 (oito cilindros em "V") gera 490 cavalos e
faz mais barulho do que qualquer outro veículo feito para as
ruas. O propulsor é colocado
atrás dos passageiros e antes do
eixo traseiro, exatamente como
num carro de corrida.
O câmbio seqüencial da F-1
dispensa o pedal da embreagem e dá ao motorista duas
"borboletas" no volante. Os puristas podem escolher o câmbio
manual de seis velocidades.
Em alguns esportivos, as afetações dos carros de competição parecem bobagem do departamento de marketing. No
F430, aumentam o desempenho e a experiência de dirigir.
Sob alguns aspectos, o F430 é
muito civilizado -caso do interior de couro e fibra de carbono-, mas a besta que vive nele
está sempre pronta para acordar. Os 4s que leva até 100 km/
h parecem menores, porque tudo o que ele faz é dramático.
O sistema de exaustão tem
flaps que contornam os abafadores, colocando o tradicional
uivo do motor num megafone.
E é preciso agradecer ao volante. Quando você está estacionando um Ferrari violentamente vermelho de US$ 200
mil, o ideal é fazer uma única
baliza, e não ficar indo para a
frente e para trás por meia hora. Acredite, outras pessoas estão sempre assistindo ao F430.
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