São Paulo, domingo, 19 de agosto de 2007

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Homem e mulher divergem sobre usado

Pesquisa revela que eles preferem carros equipados, enquanto elas prezam pela relação custo/benefício

DA REPORTAGEM LOCAL

Sem estatísticas precisas sobre o mercado de carros usados no Brasil, pouco se sabe sobre o comportamento de compra de homens e de mulheres.
Uma pesquisa com 2.320 adultos na Inglaterra, porém, revela que os sexos têm prioridades bem diferentes na hora da compra do seminovo.
"O significado do carro para homens e mulheres é universal. Vale tanto para a Inglaterra como para o Brasil", explica Max Basile, vice-presidente da Experian, que fez a pesquisa.
Segundo Basile, para os homens, o carro, mesmo usado, deve representar sua imagem na sociedade. Por isso 40,6% dos homens consultam os amigos antes de fechar a compra. Outros 26% seguem recomendações de parentes e colegas.
"O carro faz parte do imaginário masculino. Por isso os homens buscam veículos mais novos, equipados e potentes."
Já as mulheres, diz Basile, prezam pelo custo/benefício do usado. "Elas pensam mais na utilidade dos carros. Artigos de luxo, como o banco de couro, são mais relevantes para os homens do que para as mulheres."
George Assad Chahade, presidente da Assovesp (associação de revendedores de São Paulo), diz que as mulheres são mais decididas. "Quando optam por um modelo, dificilmente mudam de opinião."
Na pesquisa, 35% dos homens consideram suas experiências anteriores com lojas. "As mulheres compram muito de particulares, apesar de "relaxarem" com a documentação", conta Chahade.(FABIANO SEVERO)

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