São Paulo, domingo, 20 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SALÃO DE DETROIT 2008

A vez dos "crossovers"

Montadoras apostam em segmento cuja venda cresceu 17% em 2007

DO ENVIADO ESPECIAL A DETROIT

Não são só picapes que fazem a felicidade do norte-americano. Ele agora busca "crossovers", modelos que misturam características de peruas e de utilitários e cujas vendas cresceram 17% em 2007 nos EUA.
"Os compradores de sedãs querem a economia de combustível. Por isso, donos de utilitários estão migrando. O problema é que sentem falta do espaço interno e de melhor visibilidade", aponta Bob Carter, vice-presidente da Toyota.
Pesadelo de Ford e GM, a Toyota venderá o Venza com motor V6 de 268 cv (cavalos) no fim deste ano só nos EUA.
Mais rápida do que a Toyota foi a BMW, que, apenas quatro meses depois de mostrar seu conceito no Salão de Frankfurt, revelou o X6 real.
Com uma linha de teto que cai como a de um cupê, o X6 tem um inédito motor V8 com turbo e injeção direta de gasolina, que gera 400 cv.
Assim como ocorre com o X5, o X6 deve ter nos EUA seu maior mercado. E a rival Mercedes-Benz, para não ficar de fora da briga, revelou o GLK.
O quinto utilitário da marca começa a ser vendido no segundo semestre deste ano com um motor 2.2 a diesel capaz de rodar 14,9 km/l.
Já o Ford Verve, mostrado em Frankfurt, em setembro, ganhou versão sedã e será lançado nos EUA em 2010, unificando as plataformas globais da Ford. "Não faz sentindo termos uma Ranger e um Focus para os EUA e outros para a América do Sul", observa David Schoch, que, em março, assume a Ford América Latina e Canadá.
A venda de carros pequenos deve crescer 25% nos EUA até 2012. Aliás, junto com os "crossovers", é o único segmento previsto para ganhar mercado.

Edge e Journey no Brasil
A Ford confirmou o "crossover" Edge no Brasil para o segundo semestre. Canadense, traz motor 3.5 V6 de 265 cv. Já a Chrysler, a partir do segundo semestre de 2009, venderá no país um sedã mexicano feito pela Nissan. Baseado no Tiida Sedan, terá motor bicombustível. Até março, porém, chegarão os novos Cherokee Sport e Caravan. No segundo semestre, será a vez do Journey. (JAA)


Texto Anterior: Contradição verde
Próximo Texto: Copiados, chineses têm de enfrentar leis dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.