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CONVERSÍVEL
Brasileiro, modelo da Chamonix pesa apenas 640 kg, vai de 0 a 100 km/h em 6,5 s e chega a 220 km/ h
Spyder 550 S é esportivo sob medida
GUSTAVO HENRIQUE RUFFO
da Reportagem Local
Quem acha ABS,
airbag, direção hidráulica, vidros elétricos, ar-condicionado e até mesmo
rádio itens dispensáveis em troca de alto desempenho tem uma boa opção no Brasil,
brasileiríssima e por menos de R$
30 mil: o Chamonix Spyder 550 S.
Réplica do Porsche 550 Spyder,
conhecido como o carro em que o
ator James Dean morreu, em
1955, o Chamonix é feito na cidade de Jarinu (SP), 70 km ao norte
da capital paulista. A fábrica, que
sobreviveu à abertura das importações, se manteve viva, ironicamente, exportando sua produção.
Os maiores mercados da empresa são os EUA, a Alemanha e o
Japão, onde o Spyder 550 S e os
dois outros modelos da Chamonix, o 550 e o Speedster, baseado
no 356, são apreciados pela fidelidade aos projetos que os inspiraram e pelo ótimo desempenho.
O Chamonix tem como uma de
suas características mais importantes o excelente acabamento. A
carroceria do Spyder não apresenta ondulações, e o encaixe das
portas é perfeito.
Simples
Outra característica física importante do Chamonix é sua simplicidade. O carro dispõe apenas
de velocímetro, conta-giros (no
centro do painel) e indicador de
combustível, o que demonstra
que ele se presta apenas a quem
gosta do ato de dirigir.
Para essas pessoas, a melhor
surpresa que o carro reserva é o
desempenho sem similar entre
veículos de mesmo preço.
O que o acompanha mais de
perto entre os testados neste ano
pela Folha é o BMW M5, um sedã
que proporciona muito luxo, conforto e desempenho para quem
puder dispor de R$ 290 mil. Com
um motor V8 (oito cilindros em
"V") com 400 cv (cavalos) de potência e 51 kgfm de torque, ele vai
de 0 a 100 km/h em 5,83 s.
O Spyder 550 S chega à mesma
velocidade partindo da imobilidade em 6,5 s, equipado com o velho e eficiente VW AP-2000, com
potência aumentada para 125 cv,
segundo o fabricante.
O Chamonix não foi colocado
em testes no Instituto Mauá de
Tecnologia por ser de propriedade do cirurgião Teng Hsiang Wei,
31, que o cedeu para a avaliação.
Teng, um apaixonado pela
Porsche (possui um modelo 914),
teve de entrar em acordo com a
mulher para adquirir seu Chamonix, que não permite o uso familiar. Não bastasse ter apenas dois
lugares, o carro tem um porta-malas de apenas 60 litros, um terço da capacidade do compartimento do Ford Ka.
Desde o nascimento
O cirurgião só o utiliza em fins-de-semana, quando o tempo permite. "Acompanhei a produção
do meu carro inteiro, que levou
dois meses. Eu o vi nascer", diz.
Mesmo sem verificar o desempenho do carro com a aparelhagem necessária, basta pisar no
acelerador para sentir o que ele
pode fazer. Quando atinge rotação acima de 1.500 rpm, o motor
do Spyder 550 S o empurra rápido
para a frente, parecendo ser equipado com turbo -não é o caso.
A direção é leve e precisa, mas o
câmbio peca na precisão devido à
adaptação necessária para posicionar o motor entre os eixos, o
que obriga o motorista a trocar as
marchas "no tempo" para não
maltratar o equipamento.
No que se refere à segurança, o
550 S conta com santantônios
atrás de cada banco, para proteger em caso de capotamento, e
cintos de três pontos, nada mais.
Todos os defeitos se devem ao
carro que o inspirou. E o modelo
cumpre fielmente sua proposta.
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