São Paulo, domingo, 20 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por R$ 5.000, S60 evita atropelamento

Sedã da Volvo estreia detector de pedestre, que promete frear o carro e impedir acidentes em baixas velocidades

"Pai" do projeto nega o convite para servir de cobaia em simulação; em maio, protótipo falhou em apresentação

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A SINTRA (PORTUGAL)

A evolução estética e o refinamento mecânico da segunda geração do S60 seriam razões para promover o modelo ao patamar dos rivais BMW Série 3 e Audi A4.
Mas é a sensação de compartilhar o volante com um ser sobrenatural a principal novidade do sedã da Volvo.
O inédito detector de pedestre desacelera o carro em até 35 km/h na iminência de um acidente.
A freada é brusca e chicoteia os ocupantes. Antes, um apito breve ameniza o susto. Acima dos 80 km/h, o "anjo da guarda" fica inativo.
Derivado de tecnologia bélica, o sistema do S60 não "vê" animais. O modelo também freia sozinho quando se aproxima muito de outro veículo -recurso inaugurado no "crossover" XC60.
Segundo estudos da Volvo, 400 vidas poderiam ser salvas por ano só na Europa se todos os carros possuíssem o detector de pedestre.
"Ele é útil em caso de distração, quando acontecem 93% dos acidentes", diz Daniel Wetterberg, engenheiro responsável pelo sistema.
Convidado pela Folha para ser cobaia em uma simulação a 35 km/h -situação em que o carro promete parar completamente-, Wetterberg não aceitou, alegando não ser aconselhável.
De acordo com a empresa, o sistema não tira a responsabilidade do motorista.

SEM PROVA DE FALHAS
Em maio, durante uma simulação diante da imprensa, o sensor do S60 pré-série não acionou o freio e o veículo bateu em um caminhão.
A montadora alegou que uma falha na recarga da bateria comprometeu o teste, mas não evitou uma mancha na imagem da marca símbolo da segurança e do seu carro mais "autoconfiante".
Com bom acerto e direção precisa, porém, o S60 T6 3.0 (304 cv) de tração integral é o melhor Volvo para "pilotar".
Por R$ 150 mil, será a primeira versão a chegar, em dezembro, e só o detector de pedestre custará R$ 5.000.


O jornalista viajou a convite da Volvo, que cedeu o carro para avaliação


Texto Anterior: Dose homeopática
Próximo Texto: Amarok usa concorrência para vencer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.