São Paulo, domingo, 20 de julho de 2008

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Carros são coadjuvantes de astros do cinema nas campanhas modernas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os comerciais televisivos de automóveis mais recentes parecem saídos de Hollywood. Agências contrataram estrelas de cinema, e o carro deixou de ser o centro das atenções.
Para mostrar "beleza e força" no novo Gol, a Volkswagen recorreu à modelo Gisele Bündchen e ao ator Silvester Stalone, protagonista de filmes de ação como "Rambo" e "Rocky". O comercial foi gravado em Los Angeles, e as negociações com os astros duraram cerca de seis meses.
A Folha apurou que só o cachê da modelo foi de US$ 5 milhões -valor não confirmado nem pela agência nem pela assessoria da modelo.
Já a Citroën gastou R$ 30 milhões na campanha que trouxe ao Brasil o ator Kiefer Sutherland, o Jack Bauer da série "24 Horas". No filme, um casal passeia com o C4 Pallas pela cidade de São Paulo incrivelmente deserta e calma enquanto ele está dentro do sedã.
A Chevrolet não deixou por menos e contratou o ator Pierce Brosnan, que viveu o agente 007 quatro vezes, para a campanha do Vectra Elite 2.0.
No comercial, Brosnan interpreta vários papéis para associar a idéia de um ator completo a um carro que, entre outros atributos, vem com GPS de série. A versão propagandeada tem um motor mais fraco, mas o mesmo nível de equipamentos da 2.4.
A prática tornou-se tão recorrente no mercado que a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), por exemplo, passou a oferecer neste ano o curso de extensão marketing de celebridades.
Segundo João Matta, responsável pelo curso, hoje a admiração por jogadores de futebol, modelos ou atores fazem parte do processo social.
"Uma celebridade pode agregar valor e atuar como um mediador, com o qual o público se identifica. Mas é preciso escolher o perfil correto e posicioná-la na campanha."


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