São Paulo, domingo, 20 de julho de 2008

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Cartas

Forro do Focus
"A concessionária Frei Caneca me deu, ao comprar um Focus, em fevereiro, a película de controle solar dos vidros. Porém, na instalação, estragaram o forro da porta. A loja se propôs a trocá-lo em garantia, mas ela não tinha a peça em estoque. Foi solicitada à fábrica, mas, até hoje, o forro ainda não foi substituído. Após diversos contatos que fiz com a Ford e com a concessionária, descobri que foi aberta uma nova solicitação de peça. Foi dada baixa no pedido anterior, o que me faz suspeitar que tentam ganhar tempo."
Marcelo Nakamura (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "A peça foi encaminhada à Frei Caneca, e a questão, solucionada."

Réplica do leitor - "A Ford me ligou e disse que a peça foi faturada, mas ela ainda não chegou à autorizada. A desculpa é que a peça vem da Argentina."

Direção do Veracruz
"Em junho do ano passado, comprei um Veracruz. A propaganda citava itens de série que não vieram no carro, como o sistema de som com MP3, a disqueteira para seis CDs e a memória dos bancos. Registrei reclamação no mês seguinte, mas simplesmente ignoraram. Na revisão de 10 mil quilômetros, reclamei de barulho na direção, e a solução foi reduzir a pressão dos pneus para 25 libras. Há dois meses, reclamei novamente, e o atendente disse que seria preciso trocar a coluna de direção, mas que a peça não estava disponível."
Alberto Gaidys Júnior (São Paulo, SP)

Resposta da Caoa Hyundai - "Contatamos o cliente, e o caso foi esclarecido e finalizado."

Réplica do leitor - "Conseguiram acabar com o barulho vindo da direção, mas não instalaram o som anunciado."

Partida do Mégane
"Meu Mégane, que está com pouco mais de 12 mil quilômetros, começou a apresentar problemas na partida. A revenda trocou a bomba de gasolina e reprogramou a partida, mas o carro continuou com o mesmo problema. O técnico pediu para ficar com o carro a fim de observar o problema. Em junho, precisei chamar a assistência técnica em casa, pois era impossível ligar o carro. Foi diagnosticado problema no motor de arranque e na caixa de fusível. Até hoje, as peças não chegaram, e não sei quando vou ter meu carro de volta."
Maria Cristina Costa (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "O veículo foi reparado e entregue em perfeitas condições de uso. Para minimizar a insatisfação da cliente, oferecemos um bônus que poderá ser utilizado em qualquer autorizada Renault."

Motor do T4
"No dia 28 de abril, a correia do alternador do meu Troller T4, que está com 31 mil quilômetros, rompeu-se, e o carro foi guinchado para a Trilha 23. Diagnosticaram que a causa do problema foi o mau funcionamento da bomba-d'água, que causou superaquecimento e sérios danos ao motor. Após análise, a Troller autorizou o reparo da parte superior do motor. Durante sua desmontagem, foram detectados outros problemas em sua parte inferior, causados pelo mesmo motivo. A aprovação final para o conserto continua pendente, e o veículo se encontra há nove semanas na revenda."
Alaor Farias Gonçanlves (São Paulo, SP)

Resposta da Troller - "Foi autorizado o reparo do bloco do motor, a ser feito pela Trilha 23."

Embreagem do Gol
"Durante a primeira revisão do meu Gol, na autorizada Santa Emília, a consultora técnica me disse ter constatado problemas na embreagem, que seria reparada na garantia. Voltei à autorizada, pois o pedal da embreagem estava ficando duro e com chiado. Fui informada de que era preciso trocar o kit de embreagem, com orçamento de R$ 777. Quando me cobram, dizem que têm de trocar todas as peças da embreagem, pois trocar só uma delas desgasta mais as outras. Já quando a fábrica pagou o serviço, trocaram só o disco e disseram que o resto não tinha nada."
Sandra Sato (Ribeirão Preto, SP)

Resposta da Volkswagen - "Solicitamos uma análise técnica da peça para concluir o caso."

Réplica da leitora - "Justificam que se trata de um desgaste natural e que, portanto, a troca não é coberta pela garantia."

307 sem potência
"Apesar de ter feito todas as revisões necessárias e definidas pelo fabricante, meu 307 apresenta, segundo a revenda, "perda de potência do motor". Essa situação tem me causado transtornos, pois o carro não responde adequadamente. Em março, após a revisão, foi agendada uma nova data para a solução do problema, e disseram que o carro precisaria ficar dez dias na concessionária. Foram 12 dias, e o carro saiu com o mesmo defeito."
Leonardo Paiva (São Paulo, SP)

Resposta da Peugeot - "O veículo esteve imobilizado na Aquitaine para verificação do câmbio. Com acompanhamento do departamento técnico da montadora, o serviço foi realizado, e o veículo, entregue em ordem, conforme confirmado pelo cliente através de telefonema."

Contrato desfeito

"No dia 24 de maio, fechei a compra à vista de um Sandero Authentique 1.6 Flex na concessionária AutoKamel. Segundo o vendedor, eu receberia o carro em um prazo de 20 dias. Depois desse período, o prazo foi para 40 dias. Fiquei decepcionado, já que estava com o dinheiro para pagar e levar o carro para casa."
Sérgio Fonseca Barbosa (Uberlândia, MG)

Resposta da Renault - "Houve demora devido à grande demanda pelo Sandero. Em contato com o cliente, ele disse que comprou um carro de outra marca."


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