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Fama coloca o Audi A6 no alto do pódio
da Reportagem Local
Em um segmento tão heterogêneo, que engloba desde Toyota Corona a Chrysler 300M, a vitória do
Audi A6 tanto pode refletir a qualidade do carro como a falta de um
conhecimento mais profundo sobre os outros concorrentes.
Tudo bem que o Audi A6 é muito
sofisticado, sendo um dos precursores da moda dos faróis "azuis".
Suas lâmpadas especiais de xenônio emitem uma luz mais potente
que a das lâmpadas halógenas.
O problema é ele sair vencedor
confrontado com carros como
Volvo S80, da mesma categoria, só
que mais potente, ou Chrysler
300M, maior, mais sofisticado e
potente que o sedã alemão.
Mas, pelo resultado, a fama da
Audi foi tão determinante quanto
os principais atributos do A6, que
não são poucos.
Além do desenho bastante atual,
o A6 tem motor 2.8 V6 (seis cilindros em "V") de 30 válvulas e incorpora inovações de seu irmão
mais rico, o topo de linha A8.
A dirigibilidade é favorecida pela
elasticidade do motor. Cerca de
90% do ótimo torque (força) de
28,6 kgfm está disponível entre
2.500 rpm e 5.000 rpm. Isso garante saídas ágeis em trechos urbanos
e ultrapassagens mais seguras na
estrada.
Quando exigido, o A6 responde com
acelerações
instantâneas,
fazendo o motorista "grudar" no banco.
Os equipamentos eletrônicos e a suspensão fazem
com que a estabilidade e a dirigibilidade sejam pontos
fortes do carro
da Audi.
Em curvas acentuadas, o carro
não apresenta tendência de desgarrar. Um dos segredos está na
suspensão dianteira, que incorpora um sistema com quatro pontos
de fixação para cada roda (baseado
em carros de corrida), que dá ao
motorista maior domínio sobre o
carro em altas velocidades.
Heranças
O A6 também tem controle de
tração -que impede arrancadas
imperfeitas- e bloqueio do diferencial (EDS), que atua quando
uma das rodas gira em falso, impedindo que o carro saia de traseira.
Assim como o A8, cuja carroceria é feita de alumínio, o A6 incorpora o metal no capô, batentes das
portas, estrutura da cabine, pára-choques, barras de proteção laterais e peças do eixo dianteiro.
Por dentro, a iluminação dos
equipamentos é realizada por fibras óticas, que possibilitam distribuir mais facilmente as fontes de
luminosidade.
À noite, os
controles ficam mais visíveis e fáceis de
manejar -as
luzes, em tom
vermelho, conferem um ar
extravagante
ao sedã.
Outro item
"herdado" do
A8 é o teto solar, que ajuda a
manter o interior refrigerado quando o
carro está estacionado. Equipado com células especiais, que captam a energia solar
e acionam a ventilação interna, ele
evita que os ocupantes enfrentem
o calor ao entrar no veículo.
O A6 também conta com outros
requintes, como os pequenos lavadores dos faróis dianteiros, mais
úteis para motoristas de países que
enfrentam a neve.
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