São Paulo, Domingo, 21 de Março de 1999
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Fama coloca o Audi A6 no alto do pódio

da Reportagem Local

Em um segmento tão heterogêneo, que engloba desde Toyota Corona a Chrysler 300M, a vitória do Audi A6 tanto pode refletir a qualidade do carro como a falta de um conhecimento mais profundo sobre os outros concorrentes.
Tudo bem que o Audi A6 é muito sofisticado, sendo um dos precursores da moda dos faróis "azuis". Suas lâmpadas especiais de xenônio emitem uma luz mais potente que a das lâmpadas halógenas.
O problema é ele sair vencedor confrontado com carros como Volvo S80, da mesma categoria, só que mais potente, ou Chrysler 300M, maior, mais sofisticado e potente que o sedã alemão.
Mas, pelo resultado, a fama da Audi foi tão determinante quanto os principais atributos do A6, que não são poucos.
Além do desenho bastante atual, o A6 tem motor 2.8 V6 (seis cilindros em "V") de 30 válvulas e incorpora inovações de seu irmão mais rico, o topo de linha A8.
A dirigibilidade é favorecida pela elasticidade do motor. Cerca de 90% do ótimo torque (força) de 28,6 kgfm está disponível entre 2.500 rpm e 5.000 rpm. Isso garante saídas ágeis em trechos urbanos e ultrapassagens mais seguras na estrada.
Quando exigido, o A6 responde com acelerações instantâneas, fazendo o motorista "grudar" no banco.
Os equipamentos eletrônicos e a suspensão fazem com que a estabilidade e a dirigibilidade sejam pontos fortes do carro da Audi.
Em curvas acentuadas, o carro não apresenta tendência de desgarrar. Um dos segredos está na suspensão dianteira, que incorpora um sistema com quatro pontos de fixação para cada roda (baseado em carros de corrida), que dá ao motorista maior domínio sobre o carro em altas velocidades.

Heranças
O A6 também tem controle de tração -que impede arrancadas imperfeitas- e bloqueio do diferencial (EDS), que atua quando uma das rodas gira em falso, impedindo que o carro saia de traseira.
Assim como o A8, cuja carroceria é feita de alumínio, o A6 incorpora o metal no capô, batentes das portas, estrutura da cabine, pára-choques, barras de proteção laterais e peças do eixo dianteiro.
Por dentro, a iluminação dos equipamentos é realizada por fibras óticas, que possibilitam distribuir mais facilmente as fontes de luminosidade. À noite, os controles ficam mais visíveis e fáceis de manejar -as luzes, em tom vermelho, conferem um ar extravagante ao sedã.
Outro item "herdado" do A8 é o teto solar, que ajuda a manter o interior refrigerado quando o carro está estacionado. Equipado com células especiais, que captam a energia solar e acionam a ventilação interna, ele evita que os ocupantes enfrentem o calor ao entrar no veículo.
O A6 também conta com outros requintes, como os pequenos lavadores dos faróis dianteiros, mais úteis para motoristas de países que enfrentam a neve.


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