São Paulo, Domingo, 21 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARRO FOLHA 98

Marea e Volvo V40 dividem opiniões

da Reportagem Local

Na hora de apontar a melhor perua média, o leitor ficou dividido entre uma italiana e uma sueca. Para 35%, o modelo escolhido foi a Fiat Marea Weekend, produzida no Brasil desde setembro. Outros 34% optaram pela Volvo V40 2.0 T.
Mais atrás, ficaram Citroën Xsara Break e Daewoo Nubira SW. Como a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, Fiat e Volvo ficaram no empate.
Em comum, as duas têm espaço, conforto, bom desempenho e muito estilo. Além disso, são quase unanimidades -não há muitos defeitos a apontar nelas.
A perua da Fiat, no entanto, se destaca pelo design -vista de frente, apresenta uma dianteira mais estreita e charmosa. A perua Volvo, do mesmo ângulo, é menos imponente, insistindo em uma grade que simboliza o passado -quando ela só fabricava carros "quadradões", porém seguros.
Na traseira, a Marea se diferencia pelas lanternas verticais colocadas ao lado do vidro e que se juntam ao bagageiro no teto.
Outro ponto que favorece a Marea Weekend ELX é o novo preço, que passou de R$ 34.905 para R$ 28.587 neste mês, com redução de impostos. O carro também perdeu potência -passou de 142 cv para 127 cv. A Volvo V40 2.0 T é encontrada nas revendas com dois preços: US$ 57,5 mil (unidades ainda ano 98) e US$ 62,9 mil (99).

Esportividade e segurança
O consumidor que busca design esportivo encontra mais vantagens no modelo da Fiat. Mas o retrovisor externo, pequeno, atrapalha em manobras curtas e mudanças de pistas. O mesmo não ocorre com a perua da Volvo, segura em praticamente todas as ultrapassagens -sobretudo graças ao motor turbinado e mais potente (160 cv).
Para "segurar" um carro com essa potência, existe, além do ABS (dispositivo antitravamento), o sistema EDB (sigla em inglês para distribuição eletrônica da força de frenagem).
Integrado ao DSA (sigla para assistência de estabilidade dinâmica), que previne derrapagens, faz com que o carro tenha muita estabilidade. É um grande investimento em segurança ativa (a que procura prevenir acidentes).
Há airbags (bolsas de ar que inflam em caso de acidente) para motorista e passageiro do banco dianteiro na frente, nas laterais e nos encostos dos bancos.
Na Marea Weekend, airbag, freios antitravamento ABS, lavador de faróis, rodas de liga leve e teto solar são opcionais.
A Weekend fica à frente da V40 entre os entrevistados na faixa dos 25 aos 40 anos (40%, contra 35% da Volvo), entre os casados (39%, contra 31%), entre os leitores do interior (41%, contra 34%) e entre os que já têm carro da Fiat (53%, contra 27%). (LUÍS PEREZ)




Texto Anterior: Fama coloca o Audi A6 no alto do pódio
Próximo Texto: Marketing auxilia a Passat Variant
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.