São Paulo, Domingo, 21 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marketing auxilia a Passat Variant

GUSTAVO HENRIQUE RUFFO
da Reportagem Local

A escolha da perua médio-grande do ano foi mais influenciada pelo departamento de marketing do que pelo de engenharia, que, é preciso dizer, fez um serviço de primeira qualidade.
Numa categoria em que houve pódio para todas as concorrentes, já que só havia três, a Passat Variant ganhou com boa vantagem. Com 44% dos votos dos leitores, ela bateu a Volvo V70 (32%) e a Peugeot 406 Break (19%).
Uma das virtudes da Variant, que era o preço (hoje o carro custa R$ 44.302), foi derrubada pela alta do dólar e parcialmente recuperada pela redução do IPI.
Nesse item, a perua da Volks perde para a da Peugeot (R$ 41,9 mil), que tem motor 2.0 de 135 cv e 918 litros de porta-malas, contra o 1.8 de 125 cv e 495 litros da Variant.
A conclusão é que, se preço contasse na eleição, a V70, que custa US$ 71,1 mil em sua versão menos sofisticada, ficaria em último.
Avaliada pela Folha em sua versão com motor 1.8, a menos sofisticada, a Variant demonstrou ser uma perua com excelentes qualidades e cujo maior pecado é, no caso específico da versão testada, a pouca força do motor.
Sua trava elétrica, que na maioria dos carros abre todas as portas na primeira virada de chave, abre só a do motorista com esse movimento. Para abrir o resto, é preciso virar mais uma vez. Isso é útil para quem se preocupa com segurança.

Família
Os comandos elétricos são bem posicionados, no painel da porta do motorista, facilitando o acesso com o mínimo de esforço, diferentemente da péssima posição dos comandos no Gol e no Polo.
Outra boa surpresa para a segurança se deve, novamente, à trava. Depois que a perua passa de 2.000 rpm em movimento, as portas travam automaticamente.
Quem quiser experimentar a versão 1.8 da perua deve levar a família inteira para a concessionária. Carregada, ela sofre bastante.
A falta de força, porém, é compensada pelo excesso de conforto. A direção hidráulica é macia para manobras e firme em altas velocidades. O câmbio tem engates fáceis, curtos e precisos. A visibilidade é muito boa, prejudicada apenas pelo minúsculo retrovisor direito, um tanto desproporcional.


Texto Anterior: Marea e Volvo V40 dividem opiniões
Próximo Texto: Desempenho deixa Corsa Sedan em 1º
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.