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Marketing auxilia a Passat Variant
GUSTAVO HENRIQUE RUFFO
da Reportagem Local
A escolha da perua médio-grande do ano foi mais influenciada pelo departamento de marketing do
que pelo de engenharia, que, é preciso dizer, fez um serviço de primeira qualidade.
Numa categoria em que houve
pódio para todas as concorrentes,
já que só havia três, a Passat Variant ganhou com boa vantagem.
Com 44% dos votos dos leitores,
ela bateu a Volvo V70 (32%) e a
Peugeot 406 Break (19%).
Uma das virtudes da Variant,
que era o preço (hoje o carro custa
R$ 44.302), foi derrubada pela alta
do dólar e parcialmente recuperada pela redução do IPI.
Nesse item, a perua da Volks perde para a da Peugeot (R$ 41,9 mil),
que tem motor 2.0 de 135 cv e 918
litros de porta-malas, contra o 1.8
de 125 cv e 495 litros da Variant.
A conclusão é que, se preço contasse na eleição, a V70, que custa
US$ 71,1 mil em sua versão menos
sofisticada, ficaria em último.
Avaliada pela Folha em sua versão com motor 1.8, a menos sofisticada, a Variant demonstrou ser
uma perua com excelentes qualidades e cujo maior pecado é, no caso específico da versão testada, a
pouca força do motor.
Sua trava elétrica, que na maioria
dos carros abre todas as portas na
primeira virada de chave, abre só a
do motorista com esse movimento. Para abrir o resto, é preciso virar mais uma vez. Isso é útil para
quem se preocupa com segurança.
Família
Os comandos elétricos são bem
posicionados, no painel da porta
do motorista, facilitando o acesso
com o mínimo de esforço, diferentemente da péssima posição dos
comandos no Gol e no Polo.
Outra boa surpresa para a segurança se deve, novamente, à trava.
Depois que a perua passa de 2.000
rpm em movimento, as portas travam automaticamente.
Quem quiser experimentar a versão 1.8 da perua deve levar a família inteira para a concessionária.
Carregada, ela sofre bastante.
A falta de força, porém, é compensada pelo excesso de conforto.
A direção hidráulica é macia para
manobras e firme em altas velocidades. O câmbio tem engates fáceis, curtos e precisos. A visibilidade é muito boa, prejudicada apenas pelo minúsculo retrovisor direito, um tanto desproporcional.
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