São Paulo, Domingo, 21 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARRO FOLHA 98

Desempenho deixa Corsa Sedan em 1º

da Reportagem Local

Não é só em desempenho que o Chevrolet Corsa Sedan 1.0 derrota o Fiat Siena 6 Marchas. A maior parcela dos entrevistados pelo Datafolha (56%) aponta o primeiro como o "popular" predileto.
O carro da Fiat ficou com 40% das preferências. Os dois veículos são dirigidos a consumidores que precisam de espaço no porta-malas, mas que não têm tanto dinheiro para gastar -seja com o preço do carro, seja com o combustível.
O Corsa venceu, com folga, as quatro aferições de aceleração e as seis de retomada de velocidade realizadas no ano passado em teste da Folha e do Instituto Mauá de Tecnologia.
O carro da Chevrolet, um pouco mais bem equipado, traz pára-choques pintados da cor do veículo. Já o Siena tem porta-malas maior -500 litros, contra 390 do concorrente-, maior espaço interno e um diferencial: o câmbio de seis marchas -que agora equipa a perua Palio Weekend 1.0.
Esse diferencial traz mais "força" ao carro -permite que o motor "gire" perto da sua faixa de torque máximo. Ameniza, assim, boa parte daquilo que mais incomoda os donos de "populares".
Por outro lado, consome mais combustível -o Siena roda 10,71 km/l na cidade, contra 12,13 km/l do Corsa- e faz com que o motorista tenha de trocar as marchas mais vezes -a relação entre elas é muito curta.
No ano passado, além do teste da Folha, avaliaram os "populares" dois destaques do esporte brasileiro, Gustavo Endres, da seleção brasileira de vôlei, de 2,03 m, e Marta, da de basquete, de 1,90 m.
Marta não estranhou a sexta marcha do Siena e elogiou o espaço interno do veículo. Os dois esportistas, porém, tiveram problemas para posicionar os joelhos.
Eles acharam inviável fazer uma viagem longa a bordo dos dois "populares". "Logo começa a dar dores nos joelhos", comentou Gustavo, o melhor jogador do Mundial-98 de vôlei.

Perfil
A preferência pelo Corsa Sedan é maior à medida que cresce a renda familiar mensal dos entrevistados. Entre as pessoas de menor renda (até 10 salários mínimos), a preferência pelo Corsa cai para 32%.
Esse percentual sobe para 51% entre os que possuem renda entre 10 e 20 salários mínimos e chega aos 60% entre os que têm renda superior aos 20 salários mínimos.
O carro da Chevrolet também se destaca entre os mais jovens -entre 18 e 24 anos-, faixa na qual tem 75% da preferência.
Entre os que já possuem carro da marca Fiat, o Siena se destaca, chegando a 62% da preferência. Entre os que têm renda familiar mensal de até 10 salários mínimos, essa predileção chega aos 64%.


Texto Anterior: Marketing auxilia a Passat Variant
Próximo Texto: Ágil e confortável, Golf lidera pesquisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.