São Paulo, domingo, 21 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Inteligente, Audi A8 acelera e freia sozinho no trânsito

Radar na grade "copia" ritmo do carro à frente; sedã de R$ 505 mil tem tanto equipamento que há curso de 4h para o motorista

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Quem espera por um Audi A8 todo modernoso toma um susto ao se deparar com a nova geração do luxuoso sedã de meio milhão de reais.
Primeiro porque, por fora, não inspira ser muito mais do que um mero A4 espichado.
Mesmo que as formas do A8 agradem, ainda fica a sensação de que o topo de linha da marca mereceria traços mais egocêntricos. Assim como a Jaguar fez com o XJ.
Dentro do Audi, porém, o susto é outro. É tanta eletrônica que o motorista precisa passar por um curso de quase quatro horas para poder se familiarizar com todos os equipamentos disponíveis.
A lição começa com o controle adaptativo de cruzeiro, que nada mais é do que a possibilidade de guiar o carro na cidade sem a necessidade de tocar nos pedais do freio ou do acelerador.
Basta ajustar a velocidade máxima e a distância que se quer manter em relação ao carro da frente para que o A8 siga o fluxo. Sozinho.

MAGNATA
Assim, a atenção se volta apenas ao volante e às lombadas. Baixo e comprido (são 3,12 m só de entre-eixos), o Audi raspa fácil em obstáculos. É quando você percebe quão útil é o botão que eleva a macia suspensão a ar.
Já o "home theater" Bang & Olufsen -com memória para até 3.000 músicas- e as quatro poltronas com massageador e ajuste de temperatura tratam qualquer ocupante como magnata.
Mas só os de trás têm vidros com cortina elétrica e frigobar (opcional) à disposição. O motorista , no entanto, diverte-se com o motor 4.2 V8 de 372 cv -22 cv a mais do que o da geração anterior.
Ainda assim é menos potente que o BMW 750i (407 cv), por exemplo. Em contrapartida, o Audi é quase 100 kg mais leve, tem câmbio de oito marchas e tração integral (favorece a aderência).
São eles que ajudam o A8 a acelerar de 0 a 100 km/h em parcos 6s -e sem trancos. Tudo para que a pressa não tire nenhuma gravata do seu devido lugar.

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br 0/xx/11/ 4239-3092


A Audi cedeu o A8 para teste


Texto Anterior: Novo Passat ganha mimos para virar sedã "premium"
Próximo Texto: Luxuosos já têm mais eletrônica que a nave que levou homem à Lua
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.