|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Inteligente, Audi A8 acelera e freia sozinho no trânsito
Radar na grade "copia" ritmo do carro à frente; sedã de R$ 505 mil tem tanto equipamento que há curso de 4h para o motorista
FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO
Quem espera por um Audi
A8 todo modernoso toma um
susto ao se deparar com a nova geração do luxuoso sedã
de meio milhão de reais.
Primeiro porque, por fora,
não inspira ser muito mais do
que um mero A4 espichado.
Mesmo que as formas do
A8 agradem, ainda fica a sensação de que o topo de linha
da marca mereceria traços
mais egocêntricos. Assim como a Jaguar fez com o XJ.
Dentro do Audi, porém, o
susto é outro. É tanta eletrônica que o motorista precisa
passar por um curso de quase quatro horas para poder se
familiarizar com todos os
equipamentos disponíveis.
A lição começa com o controle adaptativo de cruzeiro,
que nada mais é do que a
possibilidade de guiar o carro na cidade sem a necessidade de tocar nos pedais do
freio ou do acelerador.
Basta ajustar a velocidade
máxima e a distância que se
quer manter em relação ao
carro da frente para que o A8
siga o fluxo. Sozinho.
MAGNATA
Assim, a atenção se volta
apenas ao volante e às lombadas. Baixo e comprido (são
3,12 m só de entre-eixos), o
Audi raspa fácil em obstáculos. É quando você percebe
quão útil é o botão que eleva
a macia suspensão a ar.
Já o "home theater" Bang
& Olufsen -com memória
para até 3.000 músicas- e as
quatro poltronas com massageador e ajuste de temperatura tratam qualquer ocupante como magnata.
Mas só os de trás têm vidros com cortina elétrica e
frigobar (opcional) à disposição. O motorista , no entanto,
diverte-se com o motor 4.2 V8
de 372 cv -22 cv a mais do
que o da geração anterior.
Ainda assim é menos potente que o BMW 750i (407
cv), por exemplo. Em contrapartida, o Audi é quase 100
kg mais leve, tem câmbio de
oito marchas e tração integral (favorece a aderência).
São eles que ajudam o A8 a
acelerar de 0 a 100 km/h em
parcos 6s -e sem trancos.
Tudo para que a pressa não
tire nenhuma gravata do seu
devido lugar.
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br 0/xx/11/ 4239-3092
A Audi cedeu o A8 para teste
Texto Anterior: Novo Passat ganha mimos para virar sedã "premium" Próximo Texto: Luxuosos já têm mais eletrônica que a nave que levou homem à Lua Índice | Comunicar Erros
|