São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartas

Civic engasgado
"Desde os primeiros quilômetros rodados, meu Civic apresenta problemas relacionados à injeção eletrônica: engasgo nas arrancadas mais rápidas e trepidação em marcha lenta, quando parado. Utilizei por 15 dias o carro de test-drive da concessionária e constatei que os defeitos apresentados são os mesmos. Já levei o veículo à revenda oito vezes. Na última, ficou lá sob a orientação de técnicos da fábrica. Meu carro sempre sai pior do que entra. Segundo um engenheiro mecânico independente, o defeito deve estar relacionado a um retardo no processador ou à calibragem dos bicos injetores. A Honda diz ser uma característica do carro."
Hugo P. Maia Filho (Fortaleza, CE)

Resposta da Honda - "Após técnicos da fábrica e da autorizada Nova Luz avaliarem o veículo do cliente, não foi detectada nenhuma falha de produto, montagem ou fabricação."

Chave do Clio
"Não sei se a chave de calota do meu Clio Sedan ficou em algum borracheiro ou na própria concessionária após as revisões. O que sei é que não a tenho e, se precisar tirar a roda ou trocar um pneu, não terei como fazê-lo. Procurei a concessionária Renascença para adquirir uma cópia e fui informado de que a chave só vem acompanhada do kit de calotas. Eu não preciso das calotas, e o preço do kit gira em torno de R$ 500."
Valdir Fábio (Dourados, MS)

Resposta da Renault - "Informamos que a chave só é comercializada com as calotas pelo valor de R$ 215."

Réplica do leitor - "É uma chave que não vale esse preço, além de ser um absurdo ter de adquirir calotas desnecessárias. Resolvi o problema comprando a chave de outra pessoa."

Uno sem conserto
"Desde que adquiri um Uno, tento eliminar barulhos no painel e nas portas (causados pelos vidros soltos), além de trepidações na parte dianteira, vibrações no volante em velocidade acima de 100 km/h e falta de estabilidade. Como o carro voltou da Andreta com os mesmos problemas, fui à Sinal. Segundo os consultores técnicos, foram trocadas as máquinas de levantar os vidros, e a coluna de direção passou por análise. O gerente justificou que o carro está nos padrões de fabricação da Fiat. O atendimento a clientes da fábrica me disse que não serei mais atendido."
Edmilson da S. Bezerra (Jundiaí, SP)

Resposta da Fiat - "O veículo foi analisado, não sendo constatada falha."

Réplica do leitor - "O gerente da Sinal sabe que há problemas. Meu carro parece ter cinco anos de uso, mas tem 6.000 quilômetros."


Texto Anterior: ZR1 ignora alma de Corvette
Próximo Texto: Barateamento de usado não se reflete em seguro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.