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Retocado, novo Vectra só aceita ficar atrás dos carros japoneses
Sedã da Chevrolet ganhou 12 cv e preço menor para segurar vendas em queda
DO ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS
Na apresentação do Vectra
com "cara" europeia e motor 12
cv (cavalos) mais potente, na
terça-feira, chamou a atenção
dos jornalistas a profusão de
expressões enigmáticas atribuídas ao sedã da Chevrolet.
Primeiro foi a inclusão do sobrenome "Next Edition" (próxima edição, em inglês), que
servirá para diferenciá-lo do
atual Vectra, que era produzido
desde outubro de 2005.
Para explicar as inovações
estéticas, o chefe de design da
marca, o mexicano Carlos Barba, faz uso do portunhol.
"O modelo foi "refrescado". O
capô, a grade e o para-choque
dianteiros estão mais afilados,
enquanto as rodas de 17" ganharam superfícies ampliadas
para parecerem maiores."
Sem ABS
No painel, uma luz informa
quando o motor passa do limite
de emissões. Afinal, o 2.0 -7%
mais econômico, segundo a
GM- mudou para se adequar
às normas do Proconve (programa de controle da poluição).
"Não é uma autoinspeção
veicular", comenta o gerente de
engenharia Gregório Del Rio.
E o porta-malas "pantográfico"? O nome esdrúxulo, na verdade, vem das alças da tampa,
que não amassam a bagagem.
A versão intermediária do
Vectra agora custa R$ 150 a menos e parte de R$ 60.718. Ignora, porém, os freios ABS (antitravamento), presentes no Toyota Corolla XEi (R$ 64.745).
O GM copia a potência do
Honda Civic (140 cv com álcool). Aliás, nas vendas, o Vectra só aceita seguir atrás dos
dois sedãs "japoneses" -este
ano, está em quarto, perdendo
até para o VW Bora (1.986 unidades ante 1.942 Vectra). Em
2008, foram emplacados
26.619 Vectra, 45.640 Corolla e
67.703 Civic.
(FELIPE NÓBREGA)
O jornalista viajou a convite da General Motors,
que cedeu o carro para avaliação
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