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Kia desiste de fábrica, mas lança sedã e van
Magentis chega por R$ 69,9 mil para brigar com Vectra; Carnival ganhou 67 cv e ficou R$ 15 mil mais cara
GERSON CAMPOS
DA REPORTAGEM LOCAL
A coreana Kia tem planos
ambiciosos. Depois da fusão
com a Hyundai, que comprou
ações da compatriota e hoje a
controla, quer fazer parte do
sexto maior grupo do mundo
até 2010. No ano passado, de
acordo com a Oica (Organização Internacional dos Construtores de Automóveis), ele foi o
nono colocado em um ranking
liderado pela General Motors,
pela Toyota e pela Ford.
Os planos, porém, deixam de
incluir a construção de uma fábrica em Minas Gerais para a
produção do caminhão Bongo,
como anunciado em 2004. "O
projeto está paralisado. Não dá
para perder dinheiro por quatro ou cinco anos para só ganhar depois", justifica José
Luiz Gandini, presidente da
Kia Motors do Brasil.
Para compensar essa "ausência brasileira", a representante
nacional traz dois novos modelos: o sedã Magentis, que faz
sua estréia aqui, e a nova geração da van Carnival.
Lançado em Frankfurt em
2005, o Magentis custará R$
69,9 mil e, segundo as pretensões da Kia, poderá brigar com
rivais mais caros, como o Citroën C5 2.0 (R$ 98 mil) e o
Peugeot 407 2.0 (também de
R$ 98 mil), mas concorrerá
mesmo com os sedãs do porte
do Honda Civic (de R$ 59,6 mil
a R$ 77,6 mil) e do Chevrolet
Vectra (a partir de R$ 62.482).
Para ingressar com sucesso
no acirrado mercado de sedãs,
o modelo, chamado de Optima
nos Estados Unidos, oferece
motor 2.0 de 145 cv (cavalos) e
19,3 kgfm de torque (força)
-entre os concorrentes, perde
apenas para o Ford Fusion, que
tem 162 cv e custa R$ 79.990.
O câmbio de quatro marchas
é automático, mas oferece trocas manuais. A Kia quer vender
60 Magentis por mês com um
pacote que inclui airbag duplo,
freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), trio
elétrico, rodas de 16 polegadas,
ar-condicionado e direção hidráulica. Não há opcionais.
Carnaval familiar
Feita para levar oito pessoas
em suas três fileiras de bancos,
a nova Carnival chega por
R$ 139,9 mil. É equipada com
motor 3.8 V6 (seis cilindros em
"V") de 242 cv e 35 kgfm de torque, e o câmbio é automático de
cinco marchas com trocas manuais. A versão anterior, de R$
124,9 mil, tinha propulsor 2.5
V6 de 175 cv.
Montado em Sohari, na Coréia do Sul, o veículo tem, nos
dois lados, portas corrediças
com acionamento elétrico antiesmagamento, dispositivos
também presentes no porta-malas, que é de 912 litros.
A Kia aponta como única
concorrente a Chrysler Grand
Caravan, que usa motor 3.3 V6
de 182 cv e tem versões de R$
144,9 mil (SE) e de R$ 180 mil
(Limited). A favor da Carnival,
o terceiro banco na fileira intermediária -a Caravan leva
sete ocupantes- e o motor
mais potente. A marca estima
vender 25 carros por mês. Em
2005, 21 Grand Caravan foram
comercializadas a cada 30 dias.
Os carros foram cedidos para avaliação pela Kia
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