São Paulo, domingo, 23 de julho de 2006

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Kia desiste de fábrica, mas lança sedã e van

Magentis chega por R$ 69,9 mil para brigar com Vectra; Carnival ganhou 67 cv e ficou R$ 15 mil mais cara

GERSON CAMPOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A coreana Kia tem planos ambiciosos. Depois da fusão com a Hyundai, que comprou ações da compatriota e hoje a controla, quer fazer parte do sexto maior grupo do mundo até 2010. No ano passado, de acordo com a Oica (Organização Internacional dos Construtores de Automóveis), ele foi o nono colocado em um ranking liderado pela General Motors, pela Toyota e pela Ford.
Os planos, porém, deixam de incluir a construção de uma fábrica em Minas Gerais para a produção do caminhão Bongo, como anunciado em 2004. "O projeto está paralisado. Não dá para perder dinheiro por quatro ou cinco anos para só ganhar depois", justifica José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
Para compensar essa "ausência brasileira", a representante nacional traz dois novos modelos: o sedã Magentis, que faz sua estréia aqui, e a nova geração da van Carnival.
Lançado em Frankfurt em 2005, o Magentis custará R$ 69,9 mil e, segundo as pretensões da Kia, poderá brigar com rivais mais caros, como o Citroën C5 2.0 (R$ 98 mil) e o Peugeot 407 2.0 (também de R$ 98 mil), mas concorrerá mesmo com os sedãs do porte do Honda Civic (de R$ 59,6 mil a R$ 77,6 mil) e do Chevrolet Vectra (a partir de R$ 62.482).
Para ingressar com sucesso no acirrado mercado de sedãs, o modelo, chamado de Optima nos Estados Unidos, oferece motor 2.0 de 145 cv (cavalos) e 19,3 kgfm de torque (força) -entre os concorrentes, perde apenas para o Ford Fusion, que tem 162 cv e custa R$ 79.990.
O câmbio de quatro marchas é automático, mas oferece trocas manuais. A Kia quer vender 60 Magentis por mês com um pacote que inclui airbag duplo, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), trio elétrico, rodas de 16 polegadas, ar-condicionado e direção hidráulica. Não há opcionais.

Carnaval familiar
Feita para levar oito pessoas em suas três fileiras de bancos, a nova Carnival chega por R$ 139,9 mil. É equipada com motor 3.8 V6 (seis cilindros em "V") de 242 cv e 35 kgfm de torque, e o câmbio é automático de cinco marchas com trocas manuais. A versão anterior, de R$ 124,9 mil, tinha propulsor 2.5 V6 de 175 cv.
Montado em Sohari, na Coréia do Sul, o veículo tem, nos dois lados, portas corrediças com acionamento elétrico antiesmagamento, dispositivos também presentes no porta-malas, que é de 912 litros.
A Kia aponta como única concorrente a Chrysler Grand Caravan, que usa motor 3.3 V6 de 182 cv e tem versões de R$ 144,9 mil (SE) e de R$ 180 mil (Limited). A favor da Carnival, o terceiro banco na fileira intermediária -a Caravan leva sete ocupantes- e o motor mais potente. A marca estima vender 25 carros por mês. Em 2005, 21 Grand Caravan foram comercializadas a cada 30 dias.


Os carros foram cedidos para avaliação pela Kia

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