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XC70 tem performance, espaço e sede de XC90
Jonas Oliveira/Folha Imagem
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Eliúd Borges colocou rastreador a pedido do seguro e o usou após seqüestro |
Nova Volvo chega ao Brasil em 2008; sistema "freia" em descidas
DO "NEW YORK TIMES"
Há muito tempo, antes de os
utilitários esportivos dominarem o mundo, grandes e pequenas famílias se amontoavam
em algo chamado perua.
A Volvo, que construiu sua
imagem nos EUA com as peruas, tem se solidificado, mesmo vendo as vendas da V70 e da
XC70 caírem pela metade. O
declínio ocorreu por até ela
aderir à onda dos utilitários,
com o XC90. Com preço de US$
37.490 (R$ 67,7 mil), a XC70
custa US$ 550 (R$ 993) a menos que o XC90, mas US$ 5.000
(R$ 9.030) a mais que a V70.
A nova perua está tão modificada quanto antes, com tração
integral, maior distância do solo e aptidões para o uso "off-road". Com 4,73 m, a Volvo está
mais comprida e muito próxima do XC90 e do Mercedes-Benz Classe M. E, com 1.742 kg,
está mais leve que a anterior.
Além disso, há mais espaço
para as pernas (890 mm) do
que em muitos utilitários esportivos médios. O espaço para
bagagem chega a 575 kg.
Mas, se a Volvo tem espaço
de um utilitário, também tem
sede. Na cidade, faz só 6,4 km/l
e 9,4 km/l na estrada.
Na estrada, a XC70 é tão macia e relaxante como uma estação de rádio tranqüila. Mas,
quando chega a hora do
rock'n'roll, os 238 cavalos do
motor 3.2 com seis cilindros
em linha e a transmissão automática de seis velocidades dançam bem mais rápido.
A transmissão é tão determinada a manter uma marcha alta
-para proteger o consumo-
que ela briga com as intenções
do motorista. Quando ele acelera e ela cede, o motor urra.
As estradas enlamaçadas parecem fáceis demais para a
XC70, e acionar o controle de
descida de montanhas faz a perua passar por poças sem que o
motorista pise nos pedais do
acelerador ou do freio.
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