São Paulo, domingo, 23 de dezembro de 2007

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XC70 tem performance, espaço e sede de XC90

Jonas Oliveira/Folha Imagem
Eliúd Borges colocou rastreador a pedido do seguro e o usou após seqüestro


Nova Volvo chega ao Brasil em 2008; sistema "freia" em descidas

DO "NEW YORK TIMES"

Há muito tempo, antes de os utilitários esportivos dominarem o mundo, grandes e pequenas famílias se amontoavam em algo chamado perua.
A Volvo, que construiu sua imagem nos EUA com as peruas, tem se solidificado, mesmo vendo as vendas da V70 e da XC70 caírem pela metade. O declínio ocorreu por até ela aderir à onda dos utilitários, com o XC90. Com preço de US$ 37.490 (R$ 67,7 mil), a XC70 custa US$ 550 (R$ 993) a menos que o XC90, mas US$ 5.000 (R$ 9.030) a mais que a V70.
A nova perua está tão modificada quanto antes, com tração integral, maior distância do solo e aptidões para o uso "off-road". Com 4,73 m, a Volvo está mais comprida e muito próxima do XC90 e do Mercedes-Benz Classe M. E, com 1.742 kg, está mais leve que a anterior.
Além disso, há mais espaço para as pernas (890 mm) do que em muitos utilitários esportivos médios. O espaço para bagagem chega a 575 kg.
Mas, se a Volvo tem espaço de um utilitário, também tem sede. Na cidade, faz só 6,4 km/l e 9,4 km/l na estrada.
Na estrada, a XC70 é tão macia e relaxante como uma estação de rádio tranqüila. Mas, quando chega a hora do rock'n'roll, os 238 cavalos do motor 3.2 com seis cilindros em linha e a transmissão automática de seis velocidades dançam bem mais rápido.
A transmissão é tão determinada a manter uma marcha alta -para proteger o consumo- que ela briga com as intenções do motorista. Quando ele acelera e ela cede, o motor urra.
As estradas enlamaçadas parecem fáceis demais para a XC70, e acionar o controle de descida de montanhas faz a perua passar por poças sem que o motorista pise nos pedais do acelerador ou do freio.


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