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Strada Adventure cabine dupla chega no mês que vem
DA REPORTAGEM LOCAL
No fim do mês que vem, a
Fiat lançará a picape Strada cabine dupla, a primeira da história do segmento -nos anos 80,
a Volkswagen chegou a ter uma
Saveiro com "puxadinho", mas
era adaptação, e não original.
A futura Strada será homologada para quatro pessoas. Ou
seja, no banco de trás, só há dois
cintos abdominais e espaço para dois adultos, diz a Fiat.
Segundo a montadora, a
princípio, só virá uma versão
topo de linha Adventure Locker, acima da Strada cabine estendida, com o mesmo sistema
de bloqueio eletrônico de diferencial (Locker) -evita que um
dos pneus dianteiros rode em
falso em pisos sem aderência.
Por fora, a Fiat não esqueceu
dos detalhes aventureiros da
família Adventure. Estarão lá
os protetores de para-lamas
avantajados, o para-choque de
impulsão simulando um quebra-mato, o farol biparábola, os
quatro faróis de neblina, os
pneus mistos (205/70 R15) e as
barras de proteção no vidro traseiro, caso queiram apoiar uma
prancha de surfe, por exemplo.
Até porque não caberá tantas
"traquitanas" como na Strada
cabine estendida. É que a Fiat
aproveitou exatamente a mesma base e o mesmo comprimento da estendida -apenas
roubou da caçamba o espaço
extra da cabine dupla.
A Fiat não revelou a nova capacidade de carga, mas cairá
pelo menos 40%. Poderá levar
cerca de 500 litros, e não 830 litros, como na versão estendida.
A versão maior também ficou
cerca de 100 kg mais pesada e
vai somar 1.250 kg.
O motor não muda. É o mesmo 1.8 de oito válvulas comprado da GM e usado nas famílias
Palio e Corsa. Na nova Strada,
serão 114 cv (cavalos) com álcool e 112 cv com gasolina.
Ainda segundo a Fiat, uma
versão espartana, com acabamento da versão Trekking ou
mesmo com motor 1.4 (até 86
cv com álcool), pode ser lançada em breve, apesar de as clínicas de pesquisas com clientes
da Fiat terem apontado uma
maior demanda para a versão
topo de linha, a Adventure.
Assim, a Strada cabine dupla
custará cerca de R$ 48,5 mil
(R$ 4.000 a mais que a Adventure estendida), já com ar-condicionado, direção hidráulica,
trio elétrico e sistema de bloqueio (Locker) de série.
Pode ser a arma da Fiat contra a Arena -a Saveiro com a
frente do novo Gol-, que a VW
lançará no segundo semestre.
Fiat 500
Nessa época chegará também o Fiat 500, que está em fase final de testes no país.
Mostrado no último Salão de
São Paulo, em novembro, o
Cinquecento terá motor 1.4
16V de 100 cv de potência.
É a mesma versão intermediária do subcompacto, um sucesso de vendas na Europa. Lá,
ele ganhou até o título de Carro
do Ano, em 2008, eleito por um
júri de jornalistas especializados em automóveis.
Nos dois Fiat 500 da foto
abaixo dá para notar pelo menos duas opções de roda de alumínio (15 polegadas), de banco
(de couro claro e escuro) e de
teto, que pode ser panorâmico
de vidro sem abertura.
Se o 500 custar em torno de
R$ 70 mil, será uma mordida no
calcanhar do smart fortwo (R$
64,9 mil).
(FABIANO SEVERO)
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