São Paulo, domingo, 24 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Strada Adventure cabine dupla chega no mês que vem

DA REPORTAGEM LOCAL

No fim do mês que vem, a Fiat lançará a picape Strada cabine dupla, a primeira da história do segmento -nos anos 80, a Volkswagen chegou a ter uma Saveiro com "puxadinho", mas era adaptação, e não original.
A futura Strada será homologada para quatro pessoas. Ou seja, no banco de trás, só há dois cintos abdominais e espaço para dois adultos, diz a Fiat.
Segundo a montadora, a princípio, só virá uma versão topo de linha Adventure Locker, acima da Strada cabine estendida, com o mesmo sistema de bloqueio eletrônico de diferencial (Locker) -evita que um dos pneus dianteiros rode em falso em pisos sem aderência.
Por fora, a Fiat não esqueceu dos detalhes aventureiros da família Adventure. Estarão lá os protetores de para-lamas avantajados, o para-choque de impulsão simulando um quebra-mato, o farol biparábola, os quatro faróis de neblina, os pneus mistos (205/70 R15) e as barras de proteção no vidro traseiro, caso queiram apoiar uma prancha de surfe, por exemplo.
Até porque não caberá tantas "traquitanas" como na Strada cabine estendida. É que a Fiat aproveitou exatamente a mesma base e o mesmo comprimento da estendida -apenas roubou da caçamba o espaço extra da cabine dupla.
A Fiat não revelou a nova capacidade de carga, mas cairá pelo menos 40%. Poderá levar cerca de 500 litros, e não 830 litros, como na versão estendida.
A versão maior também ficou cerca de 100 kg mais pesada e vai somar 1.250 kg.
O motor não muda. É o mesmo 1.8 de oito válvulas comprado da GM e usado nas famílias Palio e Corsa. Na nova Strada, serão 114 cv (cavalos) com álcool e 112 cv com gasolina.
Ainda segundo a Fiat, uma versão espartana, com acabamento da versão Trekking ou mesmo com motor 1.4 (até 86 cv com álcool), pode ser lançada em breve, apesar de as clínicas de pesquisas com clientes da Fiat terem apontado uma maior demanda para a versão topo de linha, a Adventure.
Assim, a Strada cabine dupla custará cerca de R$ 48,5 mil (R$ 4.000 a mais que a Adventure estendida), já com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e sistema de bloqueio (Locker) de série.
Pode ser a arma da Fiat contra a Arena -a Saveiro com a frente do novo Gol-, que a VW lançará no segundo semestre.

Fiat 500
Nessa época chegará também o Fiat 500, que está em fase final de testes no país.
Mostrado no último Salão de São Paulo, em novembro, o Cinquecento terá motor 1.4 16V de 100 cv de potência.
É a mesma versão intermediária do subcompacto, um sucesso de vendas na Europa. Lá, ele ganhou até o título de Carro do Ano, em 2008, eleito por um júri de jornalistas especializados em automóveis.
Nos dois Fiat 500 da foto abaixo dá para notar pelo menos duas opções de roda de alumínio (15 polegadas), de banco (de couro claro e escuro) e de teto, que pode ser panorâmico de vidro sem abertura.
Se o 500 custar em torno de R$ 70 mil, será uma mordida no calcanhar do smart fortwo (R$ 64,9 mil). (FABIANO SEVERO)


Texto Anterior: Teste Folha-Mauá: Esguia, Livina tem custo-benefício para incomodar Fit
Próximo Texto: Venda de motos grandes cresce até 60%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.