São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

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Cartas

Demora do C4
"Desde que comprei um C4 VTR, em agosto do ano passado, ele apresenta alguns problemas mecânicos. Na última vez em que o levei à autorizada, foi para resolver erro no marcador de gasolina e recorrentes barulhos no câmbio. O técnico da revenda disse que haveria necessidade de abrir o câmbio e que a autorização precisaria vir da Argentina, onde o carro é montado. Segundo ele, foi preciso esperar 12 dias pela permissão. Sequer recebi um carro-reserva."
Rogério Forner (São Paulo, SP)

Resposta da Citroën - "Foram realizados todos os reparos necessários dentro do prazo estipulado, e o veículo foi entregue em condições normais de uso."

Corsa sem peças
"Em 22 de maio, meu Corsa sofreu um sinistro, mas o conserto ainda não foi feito. Conforme informações da Itororó, as peças necessárias não estão disponíveis na fábrica. Mantenho contato diariamente com o serviço de atendimento e sempre recebi a informação de que o departamento técnico entrará em contato comigo. Isso não ocorreu em nenhuma das vezes. Milhares de veículos iguais ao meu são vendidos diariamente, e outras pessoas passam pelo mesmo transtorno."
Adilson de Souza (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - "Esforçamo-nos para solucionar o assunto o mais rapidamente possível. O cliente está ciente das providências tomadas."

Réplica do leitor - "A peça foi encomendada, mas não consigo informação precisa de quando ela estará disponível."

Ar do Celta
"Desde o começo do ano, levo meu Celta à Viamar para solucionar um ruído no ar-condicionado. Mas as tentativas foram em vão, e o carro já ficou na oficina cinco vezes. Na última vez, um técnico acompanhou o mecânico para checar a origem do barulho. Disseram que tinham esgotado todas as hipóteses e que passariam o caso para a fábrica."
Cristiane Claus Rodrigues (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - "O veículo foi entregue em condições normais de uso após passar pelos serviços necessários."

Réplica da leitora - "O ruído diminuiu, mas o cliente não deveria passar por todo esse estresse."

Freio do C3
"Gostaria de saber por que o C3 1.4 não tem freios dianteiros a disco ventilado, visto que quase todos os veículos, inclusive os de categoria inferior, possuem esse recurso. A exceção fica com modelos básicos, com motor 1.0 e menos de 900 kg. Como isso pode influenciar na segurança? Ao comprar esse modelo, é possível trocar seus discos dianteiros por outros ventilados compatíveis?"
Victor Lopez (São Paulo, SP)

Resposta da Citroën - "O freio, tanto em sua capacidade como em sua dissipação de calor, é testado pela engenharia. A configuração original do carro com discos sólidos supera todas as especificações necessárias, não havendo, portanto, necessidade de qualquer alteração."


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