São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Briga familiar

Grand Tour e Scénic, ambas da Renault, disputam clientes que querem espaço

FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pequena ou grande, quase toda família tem entes preferidos e rejeitados. Na Renault, a filha mais nova, a Mégane Grand Tour, é a "queridinha do papai", causando ciúmes à Scénic. Mas outras marcas, como Volkswagen e Fiat, têm carros com propostas semelhantes numa mesma faixa de preço.
A Scénic já tem um desenho mais moderno na Europa -não há previsão de que mude por aqui. A sobrevida veio em 2006, na forma de estribo lateral e quebra-mato. É como se a mãe dissesse para a filha que ela não será bela como a européia e terá de se contentar com floreios.
Com a Grand Tour acontece o contrário. Todos os mimos são seus -ela será alavanca de venda para o Mégane sedã, que sai menos do que o esperado.

Desempenho
Na pista de teste, é possível notar como a Scénic e a Grand Tour têm comportamentos diferentes. Apesar de usarem o mesmo motor 1.6 16V (110 cv com gasolina e 115 cv com álcool), a caçula da família leva, em média, cinco décimos de segundo a mais para chegar a 100 km/h, partindo da imobilidade.
Além disso, a posição de guiar da Grand Tour é uma das melhores entre os carros nacionais. Por outro lado, muitos motoristas reclamam do volante "deitado" demais e das regulagens limitadas da Scénic.
A minivan tem a vantagem de oferecer bancos traseiros rebatíveis e removíveis, enquanto a Grand Tour se vale de 110 l a mais no porta-malas -são 520 l contra 410 l da Scénic.
Para incitar ainda mais a discórdia em família, Scénic Sportway e Grand Tour, ambas com motor 1.6 16V Hi-Flex, têm preços próximos. A perua sai da fábrica por R$ 63.490, R$ 1.000 a mais que a minivan.
Se a Renault não reagir, vender mais de 326 Scénic, como foi em janeiro, será difícil. Líder, a Citroën emplacou, no mesmo período, 780 Picasso. A Chevrolet Zafira vendeu 466 unidades, 13 a mais do que a Toyota Fielder, principal concorrente da Grand Tour.


Os carros foram cedidos para teste pela Renault

Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Vendas do Polo crescem sem abalar Fox
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.