|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Teste Folha-Mauá
Idade tira credenciais da Palio Weekend
Perua muda neste semestre; motor 1.4 é o mesmo da Idea, mas, por ser mais pesada, minivan anda menos
DA REDAÇÃO
Na Fiat, a disputa familiar é
favorável à filha caçula. O motivo é que a mais velha já está
anestesiada para entrar no centro cirúrgico e passar por uma
plástica. Com o novo Palio chegando em março, toda a família
mudará, enquanto a Idea, de
2005, mantém suas linhas.
Para quem não se importa
com a desvalorização na revenda, pode ser uma boa opção,
com revendas queimando os
estoques. Segundo a tabela da
Fiat, a Palio Weekend custa
R$ 38.280, R$ 2.690 a menos
que a Idea. Além de mais barata, tem um porta-malas 80
litros maior, mas perde em
espaço -e conforto- interno.
Nenhuma tem ar-condicionado de série (para os dois modelos, custa R$ 3.782), mas as
duas oferecem direção hidráulica. A minivan também traz
trava e vidros dianteiros elétricos, opcionais por R$ 1.191 na
perua. Outro diferencial da
Idea é seu teto solar panorâmico, que sai por R$ 5.179
O motor 1.4 é o mesmo, mas,
por ser mais pesada, a Idea anda menos. Segundo o teste
Folha-Mauá, ela leva 16,81s
para ir até os 100 km/h com álcool. Para a Palio, o tempo é de
15,38s. É de se esperar que o
desempenho seja ainda pior
com a família completa a bordo
e o porta-malas cheio.
Se anda menos, a Idea recompensa quem pagou mais ao
exigir menos espaço para frear.
Ela requer 36,8 m para ir de 80
km/h a 0. Para a Palio Weekend, sem freios ABS (antitravamento), a marca é de 39,2 m.
A Palio também apresenta
uma melhor média de consumo, um quesito importante para quem procura um carro 1.4.
Na estrada, ela percorre 1,6 km
a mais com um litro de gasolina
que a Idea (16,4 km/l contra
14,8 km/l). Porém, com álcool e
em trecho urbano, a minivan
tem uma vantagem de 300 m.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
Os carros foram cedidos para teste pela Fiat
Texto Anterior: Vendas do Polo crescem sem abalar Fox Próximo Texto: Phantom parece avião sobre quatro rodas Índice
|