São Paulo, domingo, 25 de novembro de 2007

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Teste Folha-Mauá

Leve e compacto, Z4 M acelera como M6

Por R$ 353 mil, BMW cupê de 343 cv dispensa adereços de carro esportivo e chama a atenção até da polícia

FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Desculpe, doutor, mas tive de pará-lo para ver esse carrão de perto", dizia, gaguejando, um policial rodoviário em Lorena (210 km de São Paulo).
Enlevado ao ver o BMW Z4 M Coupé, ele trazia bordado na farda o nome de guerra Vilela. "Isso tudo aí na frente é só motor?", indagava. São 3,2 litros, seis cilindros em linha e 343 cv (cavalos). E melhor: manual.
"Vixe'! Isso é uma máquina boa para tomar multas", alertava o policial, sem tirar o olho do enorme capô amarronzado.
O que Vilela não sabia é que esse BMW não é um qualquer. Trata-se de uma versão M, a corrente esportiva da marca -e a versão cupê do Z4 só vem ao Brasil com o "sobrenome".
Há tempos que a M (Motorsports) não precisa provar nada a ninguém. No Z4, não há cores vibrantes, painel vermelho, faróis de neblina nem pedaleiras de alumínio, como nos "esportivos" nacionais.
"Mas, doutor, aí dentro ele é tão miudinho", comenta Ezequiel, outro policial rodoviário, lotado em Volta Redonda (RJ). Ele também parou o carro só para admirá-lo, mas, diferentemente de seu colega Vilela, "até" checou a documentação.

Z4 + 350Z = M6
Ezequiel tem razão. Lá, cabem duas pessoas e olhe lá. Não há sequer um porta-trecos decente. Nas bolsas laterais, onde deveria caber uma carteira, só vai um telefone celular daqueles fininhos. "Smartphone"? Nem pensar. E imaginar que o Z4 é um alemão nascido na Carolina do Sul (EUA).
O cupê, na verdade, parece ter sido concebido de fora para dentro, num daqueles dias de inspiração ímpar do projetista Chris Bangle. E implorando à engenharia: "Agora, por favor, coloquem dois bancos esportivos, um volante de couro costurado a mão -as linhas azul e vermelha são da Motorsports- e o motorzão do M3".
É óbvio que em apenas 4,1 metros de comprimento não caberia tudo isso. Quer dizer, coube, mas na marra.
Para se ter idéia, a bateria -que "sobrou" no cofre do motor- foi parar no porta-malas, que só comporta 200 litros.
Bangle, por sua vez, sabia o que estava fazendo. Com os desenhos de carroceria e chassi, os 1.410 quilos são distribuídos igualmente entre os eixos dianteiro e traseiro. Resultado: na pista, o Z4 cravou um dos melhores tempos do ano -5,24s para ir de 0 a 100 km/h. Segundo o teste Folha-Mauá, o M6, testado em março, fez 5,3s.
Na prática, o Z4 M acelera como o M6, mas custa um Nissan 350Z a menos.
O carro foi cedido para teste pela montadora


INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092


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