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Teste Folha-Mauá
Leve e compacto, Z4 M acelera como M6
Por R$ 353 mil, BMW cupê de 343 cv dispensa adereços de carro esportivo e chama a atenção até da polícia
FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL
"Desculpe, doutor, mas tive
de pará-lo para ver esse carrão
de perto", dizia, gaguejando,
um policial rodoviário em Lorena (210 km de São Paulo).
Enlevado ao ver o BMW Z4
M Coupé, ele trazia bordado na
farda o nome de guerra Vilela.
"Isso tudo aí na frente é só motor?", indagava. São 3,2 litros,
seis cilindros em linha e 343 cv
(cavalos). E melhor: manual.
"Vixe'! Isso é uma máquina
boa para tomar multas", alertava o policial, sem tirar o olho do
enorme capô amarronzado.
O que Vilela não sabia é que
esse BMW não é um qualquer.
Trata-se de uma versão M, a
corrente esportiva da marca -e
a versão cupê do Z4 só vem ao
Brasil com o "sobrenome".
Há tempos que a M (Motorsports) não precisa provar nada
a ninguém. No Z4, não há cores
vibrantes, painel vermelho, faróis de neblina nem pedaleiras
de alumínio, como nos "esportivos" nacionais.
"Mas, doutor, aí dentro ele é
tão miudinho", comenta Ezequiel, outro policial rodoviário,
lotado em Volta Redonda (RJ).
Ele também parou o carro só
para admirá-lo, mas, diferentemente de seu colega Vilela,
"até" checou a documentação.
Z4 + 350Z = M6
Ezequiel tem razão. Lá, cabem duas pessoas e olhe lá. Não
há sequer um porta-trecos decente. Nas bolsas laterais, onde
deveria caber uma carteira, só
vai um telefone celular daqueles fininhos. "Smartphone"?
Nem pensar. E imaginar que o
Z4 é um alemão nascido na Carolina do Sul (EUA).
O cupê, na verdade, parece
ter sido concebido de fora para
dentro, num daqueles dias de
inspiração ímpar do projetista
Chris Bangle. E implorando à
engenharia: "Agora, por favor,
coloquem dois bancos esportivos, um volante de couro costurado a mão -as linhas azul e
vermelha são da Motorsports-
e o motorzão do M3".
É óbvio que em apenas 4,1
metros de comprimento não
caberia tudo isso. Quer dizer,
coube, mas na marra.
Para se ter idéia, a bateria
-que "sobrou" no cofre do motor- foi parar no porta-malas,
que só comporta 200 litros.
Bangle, por sua vez, sabia o
que estava fazendo. Com os desenhos de carroceria e chassi,
os 1.410 quilos são distribuídos
igualmente entre os eixos dianteiro e traseiro. Resultado: na
pista, o Z4 cravou um dos melhores tempos do ano -5,24s
para ir de 0 a 100 km/h. Segundo o teste Folha-Mauá, o M6,
testado em março, fez 5,3s.
Na prática, o Z4 M acelera
como o M6, mas custa um Nissan 350Z a menos.
O carro foi cedido para teste pela montadora
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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