São Paulo, domingo, 26 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Porsche Panamera rouba a cena em Xangai

Na mostra, diziam que cupê não passava de um 911 espichado; Audi Q7 V12 e BMW X5 M têm potência similar

Fotos Fabiano Severo/Folha Imagem
Com quase 5 metros de comprimento, Panamera leva quatro adultos e mais quatro malas sem aperto

FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A XANGAI (CHINA)

Não há dúvida de que o Porsche Panamera é "o" carro do Salão de Xangai, por vários motivos. Primeiro: é o quarto modelo da Porsche e de um segmento até então inexplorado pela marca.
Segundo: pelo ineditismo de lançar um carro mundial de luxo na China, e não na Europa ou nos Estados Unidos. Terceiro: é um Porsche de verdade.
No estande, ouvia-se de tudo. Uns diziam que o Panamera é o carro do século, unindo desempenho, bom espaço para quatro adultos e desenho arrebatador.
Outros, ranzinzas, diziam que o esportivo alemão não passava de um 911 espichado, o que, por si só, já pode ser um grande elogio.
No "salão das cópias", porém, soa até irônico. "Não é fácil copiar Porsche. Aliás, só nós conseguimos copiar nós mesmos", brincou Helmut Broeker, presidente da Porsche na China.
Cópia ou não, o "cupê de quatro portas" tem boas armas contra o Mercedes-Benz CLS e o Maserati Quattroporte.

303 km/h
O Panamera S vem com motor 4.8 V8 (oito cilindros em "V') de 400 cv e câmbio automático de dupla embreagem. O 4S tem isso e mais o sistema de tração integral. E o Turbo com injeção direta de gasolina ainda tem tudo isso e mais 100 cv de lambuja. Segundo a Porsche, ele atinge 303 km/h de velocidade máxima.
Exatamente os mesmos 500 cv tem o novo Audi Q7 V12 turbodiesel. Mas o mais impressionante é o torque: 102 kgfm. Há mais três motores a diesel e outros dois a gasolina.
A reestilização do Q7 foi sutil. Só mudanças nos para-choques, nos faróis -agora com LEDs-, nas lanternas e nas rodas de 21 polegadas.
Já sabendo do novo Q7, a BMW preparou algo ainda mais potente. É o X5 M, com motor 4.4 V8 biturbo com nada menos que 555 cv. Para chegar a 100 km/h, o M leva apenas 4,7s, diz a BMW.
O Panamera, o Q7 e o X5 M estão previstos para chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano.


Texto Anterior: Governo incentivou a cópia
Próximo Texto: Por R$ 160 mil, Eos quer ser "dois em um"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.