|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Porsche Panamera rouba a cena em Xangai
Na mostra, diziam que cupê não passava de um 911 espichado; Audi Q7 V12 e BMW X5 M têm potência similar
Fotos Fabiano Severo/Folha Imagem
|
|
Com quase 5 metros de comprimento, Panamera leva quatro adultos e mais quatro malas sem aperto
FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A XANGAI (CHINA)
Não há dúvida de que o Porsche Panamera é "o" carro do
Salão de Xangai, por vários motivos. Primeiro: é o quarto modelo da Porsche e de um segmento até então inexplorado
pela marca.
Segundo: pelo ineditismo de
lançar um carro mundial de luxo na China, e não na Europa
ou nos Estados Unidos. Terceiro: é um Porsche de verdade.
No estande, ouvia-se de tudo.
Uns diziam que o Panamera é o
carro do século, unindo desempenho, bom espaço para quatro
adultos e desenho arrebatador.
Outros, ranzinzas, diziam
que o esportivo alemão não
passava de um 911 espichado, o
que, por si só, já pode ser um
grande elogio.
No "salão das cópias", porém,
soa até irônico. "Não é fácil copiar Porsche. Aliás, só nós conseguimos copiar nós mesmos",
brincou Helmut Broeker, presidente da Porsche na China.
Cópia ou não, o "cupê de quatro portas" tem boas armas
contra o Mercedes-Benz CLS e
o Maserati Quattroporte.
303 km/h
O Panamera S vem com motor 4.8 V8 (oito cilindros em
"V') de 400 cv e câmbio automático de dupla embreagem. O 4S
tem isso e mais o sistema de
tração integral. E o Turbo com
injeção direta de gasolina ainda
tem tudo isso e mais 100 cv de
lambuja. Segundo a Porsche,
ele atinge 303 km/h de velocidade máxima.
Exatamente os mesmos 500
cv tem o novo Audi Q7 V12 turbodiesel. Mas o mais impressionante é o torque: 102 kgfm.
Há mais três motores a diesel e
outros dois a gasolina.
A reestilização do Q7 foi sutil.
Só mudanças nos para-choques, nos faróis -agora com
LEDs-, nas lanternas e nas rodas de 21 polegadas.
Já sabendo do novo Q7, a
BMW preparou algo ainda
mais potente. É o X5 M, com
motor 4.4 V8 biturbo com nada
menos que 555 cv. Para chegar
a 100 km/h, o M leva apenas
4,7s, diz a BMW.
O Panamera, o Q7 e o X5 M
estão previstos para chegar ao
Brasil no segundo semestre
deste ano.
Texto Anterior: Governo incentivou a cópia Próximo Texto: Por R$ 160 mil, Eos quer ser "dois em um" Índice
|