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CB 300 R quer ser a Hornet dos emergentes
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Pesquisas da Honda apontam que o design era o principal
argumento de compra (60%)
da aposentada CBX 250 Twister. Obrigada a modernizar seu
motor neste ano para atender
às normas da terceira fase do
Promot, a Honda aumentou a
capacidade do motor monocilíndrico para 291 cm3 e adotou a
injeção eletrônica na nova CB
300 R. Não era sem tempo.
Para repetir o sucesso da
Twister, a Honda apostou no
visual da CB 600 F Hornet.
"Foi para atender quem vê na
Hornet um modelo de aspiração", explica José Luiz Terwak,
gerente de novos produtos.
A inspiração já aparece no farol triangular com uma pequena carenagem, que traz o completo painel -agora digital e
analógico- embutido.
Para conferir um porte de
moto maior, os engenheiros
aumentaram a forma e a capacidade do tanque para 18 litros.
Na traseira, traçaram linhas
minimalistas e reduziram o tamanho da ponteira do escapamento na lateral da moto. Resultado: o design deu ares de
"quando crescer, quero ser
uma Hornet" à nova CB 300 R.
Mesmo com a instalação de
um catalisador, o novo motor
tem mais potência: 26,5 cv (cavalos) contra 24 cv da Twister.
No teste Folha-Mauá, a CB
atingiu a velocidade de 143
km/h, superior à da Twister.
A injeção eletrônica melhorou a resposta do motor em
baixos giros. Ficou mais linear,
e permitiu arrancar de 0 a 100
km/h em 8,6s -1s melhor que a
Ninja 250R .
De 80 a 120 km/h, bastou
8,54s, graças ao novo câmbio
de seis marchas, e não de cinco.
Os freios continuam os mesmos: a disco na dianteira e a
tambor na traseira. Além de
menos eficaz, o tambor não
combina com o novo design.
A Honda pede R$ 11.490 pela
CB. Não é cara para o segmento, ainda mais para quem quer
a fama de pequena Hornet, que
custa o triplo.
(ARTHUR CALDEIRA)
Folha Online
Assista ao vídeo da Honda CB 300 R
www.folha.com.br/092051
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