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Suzuki corre atrás e dá o troco na Honda
Há um ano, CBR 1000 RR superou GSX-R 1000, mas a Honda ficou tão cara que perdeu o trono das esportivas
DA REPORTAGEM LOCAL
Revanche não é bem o sentimento que alimenta as motos,
mas, desde o ano passado, a Suzuki GSX-R 1000 está com a
Honda CBR 1000 RR entalada
na garganta -ou na descarga.
É que a CBR, a então novidade entre as superesportivas, era
mais barata e andava mais. Sem
falar na agilidade da Honda,
quase uma moto de 750 cm3.
Nem o exclusivo sistema de
mapeamento do motor de quatro cilindros em linha, para aumentar ou reduzir a potência
de 185 cv, foi capaz de dar o troféu à Suzuki há um ano.
Agora a história é outra: a
CBR está mais cara e, apesar
dos freios ABS, únicos no segmento "racing", está com desempenho praticamente igual
ao da GSX-R. Num autódromo,
a decisão seria "no braço", como diz aquele famoso locutor.
No teste Folha-Mauá, a
Honda, com 178 cv e 177 kg,
precisou de 3,1s para atingir
100 km/h; a Suzuki, 3,3s. É um
pelo de cavalo de diferença.
No fim da reta da pista de
testes, ambas marcam 299
km/h nos painéis digitais -os
contagiros são analógicos-,
mas estão a 285 km/h.
De perfil, nem dá tempo de
reparar que a CBR está com
uma nova cor. É azul e cinza,
quase uma coloração careta de
BMW, e não de Honda esportiva. Mas a japonesa se redime:
lança também outras duas cores aguardadas há anos. A laranja e azul, com o patrocínio
da Repsol, e a azul e vermelha,
com o logotipo HRC, vêm das
corridas de motovelocidade,
mas sem os freios ABS, só disponíveis na versão da foto.
A 285 km/h, aliás, também
não é possível ver que a Suzuki
agora pode ser preta e dourada,
e não só amarela. Mas não é isso que a faz vencer.
A GSX-R, há um ano, custava
R$ 61,2 mil. Hoje custa a mesma coisa. A CBR, porém, já custou R$ 53 mil. Agora subiu para
R$ 68.873 e R$ 73.139 (com
ABS). Com a diferença, dá para
comprar a CB300R com seguro.
(FABIANO SEVERO)
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
Folha Online
Assista ao vídeo das
superesportivas
www.folha.com.br/092051
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