São Paulo, domingo, 26 de agosto de 2007

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Cartas

VW cobra por peça em garantia

"Quando levei meu CrossFox, que tem pouco mais de 5.000 quilômetros, para a segunda revisão programada, ele falhava demais. A revenda constatou a necessidade de trocar uma válvula da injeção eletrônica. O carro está com menos de um ano de uso, e a fábrica não trocou o componente. Paguei a peça e a mão-de-obra, além de ficar 15 dias sem carro. Fiz mais de 20 ligações ao serviço de atendimento da fábrica, e quem atendeu não decidiu nada. Acredito que eles façam esse jogo de empurra para que consumidores como eu, que precisam do carro, paguem por uma peça na garantia."
Márcia Soraya Negrão Salum (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Não foi possível o atendimento em garantia em função do diagnóstico da Sorana Sul. Ela indicou que o inconveniente não se caracteriza como falha de fabricação ou de material do produto. Conforme o manual de manutenção, a garantia abrange os reparos necessários em decorrência de falhas de material, montagem ou fabricação."

Réplica do leitor - "O que mais me incomoda é a falta de consideração. Contatei várias vezes o atendimento a clientes e a única informação que recebi é que o caso está em análise."

Empurra-empurra
"Meu Corsa Sedan 2007 começou, pela manhã, a apresentar dificuldade para pegar. Procurei a Starvesa e o consultor técnico informou que seria necessária a limpeza do sistema de injeção e a troca do filtro de combustível, o que me custou R$ 130. O problema persistiu. Procurei a Nova e solicitei uma nova verificação do problema. Foram feitos testes -inclusive com o combustível- e, ao fazer uma análise visual dos bicos, foi notado que haviam sido perfurados e alargados. Por isso não é possível trocar os bicos em garantia. O veículo me foi devolvido sem o reparo, pois, segundo a Nova, é a Starvesa que deve repará-lo porque foi ela que realizou o serviço de limpeza. As autorizadas ficam num jogo de empurra-empurra e não resolvem o problema."
Rodrigo Pereira Cuano (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - "O serviço de atendimento Chevrolet contatou a autorizada e interagiu para a solução o mais rápido possível do caso."

Réplica do leitor - "A Nova se recusou a fazer o serviço, mas a GM autorizou a Starvesa a não cobrar a troca dos bicos injetores que foram perfurados."

Peças de reposição
"Minha Fielder 2005 foi sinistrada no dia 6 de junho, mas ainda não está pronta. O problema é que a oficina credenciada pela seguradora não recebe as peças de uma única vez. Enviei um e-mail para a Toyota para obter informações sobre as peças e para solicitar um carro-reserva, mas ainda não houve resposta."
Mauro César de A. Machado (São Paulo, SP)

Resposta da Toyota - "Em todos os pedidos, as peças solicitadas estavam disponíveis em nossos estoques. Os erros de identificação das peças por parte da oficina ocasionaram a demora e a insatisfação do cliente."

Atendimento Fiat
"Fui à concessionária Ventuno interessado numa Strada. Vi dois vendedores conversando, aproximei-me de um deles e pedi um catálogo para conhecer melhor a picape. O vendedor disse que a Fiat não trabalha com catálogos, então eu pedi para que escrevesse as versões e preços. Ainda em pé, ele respondeu: "Não dá para ficar escrevendo, é muita coisa, não vou escrever não". Perplexo, fui embora sem saber nada do que me interessava!"
Daniel Pilavjian (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "A Ventuno entrou em contato com o cliente e prestou-lhe os devidos esclarecimentos sobre o veículo."

Débito do Banco Fiat
"Financiei 100% o valor de um carro zero-quilômetro em 60 prestações. Desde o meu primeiro contato com a concessionária Venice, deixei claro que queria que as parcelas fossem pagas por débito automático em minha conta corrente. Mas chegou em casa um carnê, com 60 boletos. Cada um custa R$ 4,50, ou seja, depois de 60 meses, terei pagado R$ 270. Era isso que eu queria evitar. O Banco Fiat empurra a responsabilidade para a vendedora, que diz que a culpa é do banco. Estou disposta a devolver o carro e cancelar o contrato."
Karolina Gutiez (São Paulo, SP)

Resposta do Banco Fiat - "Contatamos a cliente e a questão foi resolvida de modo satisfatório."

Réplica da leitora - "O Banco Fiat vai arcar com os R$ 270."


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