São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

peças & acessórios

Hot Wheels, 40, vira "carro de verdade"

Desenhado por alunos da Unesp, Punto traz som profissional, rodas de 18" e motor turbo de 300 cv

DA REPORTAGEM LOCAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem brincou com os carrinhos Hot Wheels na infância e ainda o faz sempre sonha em assumir o volante de um deles e sair dirigindo por aí. Agora isso é possível com o Ícaro.
Para comemorar os 40 anos dos Hot Wheels -no Brasil, ele chegou há cerca de 20-, a Mattel queria transformar uma unidade num carro de verdade. Com motor e tudo.
Cem equipes de estudantes estavam na disputa, e o projeto vencedor veio de alunos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Bauru (343 km a noroeste de São Paulo).
Com labaredas pintadas na lateral e interior laranja, o Fiat Punto foi criado, num mês, pela imaginação dos estudantes Carolina Pizarro, 25, Tiago Aiello, 21, e Vinícius Crepaldi, 20.
Com o desenho na mão, a empresa Full Power, especializada em "tuning", personalizou o carro mais um mês e meio. Ele será exposto no estande da Fiat no Salão de São Paulo, a partir de quinta-feira.
A única menina da equipe conta que precisou vencer o preconceito. "Precisamos provar para os meninos que também gostamos e entendemos de carro para poder ser aceita e ganhar a confiança deles", diz.
Mas ela confessa que sempre dividiu seu tempo na infância entre os carrinhos e as bonecas. Por isso topou o desafio de participar do concurso.
"Tivemos de cumprir exigências da Fiat, como não alterar a estrutura do carro nem os faróis, além da obrigatoriedade da cor azul e das labaredas."

Fiel
Pizarro comenta ainda que se orgulha de ter sugerido que o efeito de fogo na lateral não deveria ser feito com adesivos, e sim com uma pintura especial.
"Fiquei emocionada quando o carro foi revelado e surpresa em ver como a oficina conseguiu reproduzir com qualidade o que desenhamos no papel."
Vinícius Crepaldi ficou com o acabamento interno. "O mais interessante é que a oficina não instalou acessórios comuns. Fez tudo conforme o desenho."
Tiago Aiello concorda: "Saias, aerofólio e pára-choques foram idéias minhas e estão fiéis ao projeto inicial".
Para Pizarro, a maior surpresa foi dirigir o Punto. "Sempre tive carro 1.0 e não acreditei quando acelerei o Ícaro e pude sentir a potência do seu motor turbo", conta. (FABIANO SEVERO E ROSANGELA DE MOURA)


Texto Anterior: Hilux 4x2 volta a ter motor a gasolina
Próximo Texto: Brinquedo de adulto vai a 220 km/h
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.