São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

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ABS reduz em 57% o espaço de frenagem

Honda Hornet, de R$ 33.137, é a 1ª nacional com sistema antitravamento, até então exclusivo de BMW de R$ 70 mil

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cerca de 40% dos acidentes em estradas são causados pelo travamento das rodas de um carro. O dado, resultado de uma pesquisa realizada, em 2007, pela entidade que representa as seguradoras alemãs, é ainda mais preocupante em países como o Brasil, em que apenas 11% dos carros têm freios com ABS (sistema antitravamento).
A venda de motos com ABS é ainda menor, especialmente se levado em conta que muitas são usadas como transporte de baixo custo. Há um único modelo nacional com o equipamento, a Honda CB 600 F Hornet, de R$ 33.137, lançada em abril.
Mesmo fabricando modelos com ABS há três anos em outros países, a Yamaha declarou que não tem previsão de quando fará o mesmo no Brasil. Segundo a empresa, que não chega nem a importar motos com o sistema, a procura por ABS no mercado brasileiro ainda é muito pequena. A Suzuki segue o mesmo caminho.
Geralmente, o ABS é encontrado apenas em motos topo de linha, como a BMW R 1200 GS. Ela parte de R$ 59,9 mil e, com o ABS, custa mais R$ 10 mil. Mesmo assim, teve 313 unidades vendidas neste ano, e a maioria com o sistema. Nas ruas, já há 1.244 Hornet, de R$ 30.837, mas o freio não trava em apenas 259 delas -o preço sobe para R$ 33.137.

Funcionamento
Para produzir o novo modelo, a Honda encomendou testes sobre o ABS e descobriu que, em motos (inclusive de outras marcas, dirigidas por pilotos comuns em pisos de pouca aderência), o sistema ABS reduz o espaço de frenagem em 57%.
"Os mais experientes, que conseguem balancear o uso dos freios traseiro e dianteiro, podem ter espaço de frenagem menor sem ABS em terrenos com boa aderência", diz o engenheiro Alfredo Guedes, da Honda. "Mas, com ABS, o piloto não perde o controle da moto, evitando tombamentos e tendo um melhor desempenho caso precise desviar de um obstáculo durante a frenagem."
O ABS é acionado quando o módulo eletrônico identifica que uma das rodas está com velocidade mais baixa que a outra. O sistema reduz a pressão no circuito do freio da roda prestes a travar. Quando ela volta a atingir mais velocidade, o modulador volta a prender a roda e segue assim alternadamente.
"Tudo acontece em milésimos de segundo, as válvulas abrem e fecham repetidamente. É como se a pastilha ficasse beliscando o disco de freio. O ciclo de pressão [freia-não-freia] repete-se várias vezes até parar a moto, sem que ocorra o travamento das rodas."
Na Honda, ainda há o CBS (em inglês, sistema de controle de freios), que aciona também o freio dianteiro mesmo se o piloto aciona apenas o pedal.
(RICARDO RIBEIRO)

ABS FUNCIONA COM RODAS EM VELOCIDADE DIFERENTE
Após notar a diferença, o módulo eletrônico reduz a pressão no circuito do freio da roda prestes a travar. Quando ela recupera o "fôlego", o modulador prende a roda e segue nesse movimento


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