São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOTO SCHOOL

Em Interlagos, aulas ensinam contra-esterço e pêndulo

DA REPORTAGEM LOCAL

O Moto School (www.motoschool.com.br; 0/xx/11/ 5524-5684) é baseado nas teorias da escola americana homônima. No nível um, custa R$ 2.200 e é realizado no autódromo de Interlagos.
Isso é bom porque a pista tem área de escape. Mas faz o motociclista comum perder referência de espaço e exagerar na velocidade. Quando Folha esteve lá, quatro alunos caíram, o que não aconteceu nos outros cursos. Ninguém se feriu.
Apesar de ser para iniciantes, o Moto School dá dicas de pilotagem avançada, como frear forte nas entradas de curva e fazer o pêndulo (o corpo se inclina mais que a moto, reduzindo o centro de gravidade). Tudo bem exemplificado com vídeos.
"Esse curso é basicamente sobre curvas. Na reta, qualquer um sabe acelerar", diz o instrutor Bruno Corano. Segundo ele, o contra-esterço é básico e todos fazem sem saber. Na turma de 43 alunos, só 3 diziam conhecê-lo.
Como saber se a moto está rápida demais na curva? "Sua cabeça dá a referência de velocidade. A dica é manter a aceleração constante, pois a roda faz força contra o chão e dá aderência", diz Corano, que completa: "Se você sentir que realmente está rápido, coloque a moto em pé, freie e deite-a novamente".


Texto Anterior: Honda: Sem cobrar, montadora exaure prevenção de acidentes
Próximo Texto: Em aulas exclusivas, mulher conhece bê-á-bá técnico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.