São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPECIAL - MOTOS

"Motard" une suspensão alta e grude ao asfalto

Sundown, Yamaha, Husqvarna e BMW já têm esportivas de fábrica

DA REPORTAGEM LOCAL

O YouTube é um sucesso. Entre vídeos polêmicos e espetaculares, há um em que mostra uma moto "magrela" deixando para trás um Porsche 911 Carrera de pista. Impossível?
Não é. Essa tal magrela é uma "supermotard" (do francês, supermoto), conceito de moto de enduro com pneus e freios de moto esportiva. É o melhor de dois mundos: há suspensão alta e muita aderência ao asfalto.
No vídeo, dá até para ver o piloto atravessando a moto de um lado para o outro numa "chicane". Essas adaptações deram tão certo que, na Europa, quase todos os fabricantes têm suas versões "motard".
Aqui, essa febre está só começando. A Sundown foi a pioneira, em 2006, com a STX 200 Motard (R$ 10.810). Fez tanto sucesso que hoje já representa quase 40% do "mix" de vendas da linha STX -de janeiro a junho, foram 2.424 Motard contra 4.116 STX convencionais, segundo dados da Abraciclo (associação brasileira dos fabricantes de motocicletas).
O sucesso contagiou a Yamaha, que lançou, no ano passado, a sua XTZ 125 X (R$ 7.961) e, neste ano, a XTZ 250 X (R$ 12 mil). A maior tem fila de espera de cerca de 60 dias.
Para a cidade, seu motor de 250 cm3 e 21 cv (cavalos) é suficiente. Também é econômico -fez média de 29,5 km/l, segundo aferição da Folha. O tanque comporta 11 litros.

Esportiva
O problema é que os detalhes pretos nas bengalas e no motor, o pára-lama curto, a lanterna de LED e o apoio de placa inspirado no da esportiva R6, além dos pneus de aro 17, dão um ar de alta performance. Mas, se exagerar nas curvas, a suspensão macia irá reclamar.
Tudo mudará se o cliente optar pela BMW G 650 Xmoto (R$ 40,9 mil), de 54 cv e a única com opção de ABS (antitravamento) por outros R$ 4.000.
Mudará ainda mais se o foco passar para as Husqvarna, marca sueca importada pelo grupo Izzo. O banco é mais alto, duro e estreito; o guidom, aberto; e o motor é tão forte que só acelerando para acreditar no tal vídeo do YouTube.
Aliás, é a própria Husqvarna SM510 preparada para corrida que mata o Porsche de raiva. Mesmo a "normal" exige dosar o acelerador: qualquer exagero tira a roda dianteira do chão.
São 53 cv, que chegam a 60 cv com alterações no escape e no carburador. Incrível mesmo é o peso: 119 kg. A Yamaha tem 132 kg; a BMW, 147 kg.
A SM 610 -R$ 27,9 mil, R$ 1.000 a menos que a SM510- já vem com injeção eletrônica e embreagem de acionamento hidráulico. Ou seja, é mais macia e usável no dia-a-dia.
Pneus, suspensões reguláveis e freios são esportivos. O diâmetro do disco, por exemplo, é idêntico ao usada pela Honda CBR 1000 RR. (FABIANO SEVERO)


As motos foram cedidas para avaliação pela Yamaha e pelo grupo Izzo


Texto Anterior: Caros, triciclos exigem carteira de moto
Próximo Texto: Kit "motard" sai por cerca de R$ 2.500
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.