São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preparo físico reduz desconforto

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para enfrentar a sobrecarga na região lombar e nas articulações imposta ao motorista nos congestionamentos, a solução é a recomendada a pilotos profissionais: condicionamento físico.
"Se a pessoa tem uma atividade física rotineira, sofre menos. Ela mantém a musculatura mais alongada e fortalecida", explica o ortopedista Ari Zekcer, consultor do hospital São Luís na etapa brasileira de Fórmula 1.
Longe das pistas, o ideal é buscar um treinamento personalizado e prazeroso.
O personal trainer Rafael Vieira, da academia AquaSport, recomenda atenção à musculatura das regiões lombar e abdominal, além de alongamentos específicos.
É preciso lembrar que, em geral, o motorista já passa horas sentado no trabalho.
Dentro do "cockpit", alguns cuidados evitam estragos à saúde. "Quanto mais ajustes ergonômicos forem possíveis no carro, melhor", diz Zekcer. Manter os pedais e o volante não muito perto nem muito longe e a inclinação do banco em aproximadamente 110 permite uma melhor circulação sangüínea e evita a fadiga muscular.
Segundo a instrutora de ioga Nicole Witek, o momento é propício para melhorar a respiração -sua velocidade está relacionada ao grau de agitação, então inspirar e expirar o mais lentamente possível ajuda a acalmar. "Mesmo quem não é praticante de ioga pode treinar e ampliar a capacidade pulmonar."


Texto Anterior: Nervos à flor da pele
Próximo Texto: Fábrica pequena ultrapassa Ferrari
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.