São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste Folha - Mauá

Salão móvel

Folha testa novidades do Salão de São Paulo, como o Q7, o primeiro utilitário da Audi

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Ainda que eles estejam parados, causam a inevitável pergunta. Afinal, como andam os destaques do Salão de São Paulo? A Folha testou, em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, três deles: o Audi Q7, o Volkswagen Polo Sedan e a Citroën Xsara Picasso 1.6 Flex. Também há a avaliação da C4 Picasso, a evolução da minivan.
O Q7 é o mais caro de todos -e aquele que mais faz os visitantes do Anhembi sonharem. O primeiro utilitário esportivo da Audi custa R$ 379.950 e nem parece pesar mais de duas toneladas. Com um motor de 350 cavalos, atinge 100 km/h em 8,70s. Leva apenas 5,25s para recuperar sua velocidade entre 40 km/h e 80 km/h.
Há espaço para sete pessoas e a tríade conforto-luxo-tecnologia. O Q7 pode atravessar uma superfície alagada de até 535 mm de profundidade, e um sistema se responsabiliza por deixar os discos de freios secos. Com a chave no bolso, por exemplo, o motorista abre as portas e aciona o motor 4.2. O teto solar atravessa o carro.
Mas o melhor do Q7 é opcional. Custam R$ 3.910 os sensores que acendem luzes nos retrovisores alertando a existência de outros veículos na lateral. Uma câmera traseira auxilia o motorista nas manobras por R$ 3.400. E, por R$ 12.360, a velocidade é mantida -entre 0 e 200 km/h-, e os freios são acionados sozinhos ao perceberem uma batida iminente.
A informática faz sua parte com sistemas que impedem o carro de capotar e que mantêm a velocidade em descidas.


O carro foi cedido para teste pela montadora


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Idêntico ao europeu, novo Polo encontra sua personalidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.