São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2006

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Idêntico ao europeu, novo Polo encontra sua personalidade

Bem equipado, sedã da Volkswagen tem preço inicial de R$ 41.990 e enfrenta até concorrentes maiores

FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Polo nunca soube ao certo o que fazia na gama da Volkswagen. Nasceu em 2003 com cara de Mercedes-Benz e, aos olhos do consumidor, não era barato e resistente como o Gol nem bonito como o Golf. Agora, reestilizado e mais barato, é uma boa opção de compra.
Há quem diga que a nova frente à la Passat seja desprovida de personalidade. Original ou não, o Polo remodelado segue a nova identidade visual da marca -vincos em forma de "U" que cortam o pára-choque e o capô e faróis de facho duplo.
Além disso, a base mecânica foi mantida -motores 1.6 e 2.0- e já conquistou 8.864 motoristas em 2006. Mesmo assim, não foi capaz de evitar que a Fiat emplacasse 35.265 Siena, com motores 1.0 (R$ 32,5 mil), 1.4 (R$ 35.230) e 1.8 (R$ 40,3 mil). Os Ford Fiesta Sedan 1.0 (R$ 31.390) e 1.6 (R$ 35.890) vieram logo atrás, com 29.833 unidades, enquanto o Corsa Sedan -o 1.0 custa R$ 30.799, e o 1.8, R$ 34.189- não passou de 14.665 unidades no período.
O Polo perde dos rivais em capacidade de carga -cabem 432 litros em seu porta-malas, enquanto a média do segmento é de 470 l-, mas é superior em acabamento interno. Além disso, a posição de guiar é facilitada pelas regulagens de altura do banco e da coluna de direção. O câmbio tem relações curtas e engates precisos, o que realça a sensação de esportividade.
Firme, a suspensão também contribui para a sagacidade do Polo, ainda que o motor 1.6 TotalFlex (101 cavalos com gasolina e 103 cavalos com álcool) não seja nenhum primor em desempenho. Com álcool, é "esperto" em baixas rotações. No teste Folha-Mauá, porém, não conseguiu marcas até os 100 km/h inferiores a 12,04s.

Concorrentes maiores
Mas, num segmento que valoriza mais preço e porta-malas que performance, o VW também enfrenta o Chevrolet Astra Sedan (R$ 49.590, disponível apenas com motor 2.0) e o Ford Focus Sedan 1.6 (R$ 48.380). O Polo Sedan custa a partir de R$ 41.990 e oferece de série ar-condicionado, direção hidráulica e sensor de estacionamento.
O preço da versão topo de linha sobe para R$ 58.457. Nesse caso, o consumidor compra também trio elétrico, toca-CDs e freios com ABS (antitravamento). Básico e com motor 2.0, o Polo sai por R$ 53.950. Se comparado com os concorrentes maiores, apresenta uma boa relação custo/benefício -e essa deve ser a razão para a Volks acreditar em um acréscimo de 20% nas vendas do Polo.


O carro foi cedido para teste pela montadora Veja todos os números dos testes de Q7, Polo Sedan e Xsara Picasso www.folha.com.br/062981

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