|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Idêntico ao europeu, novo Polo encontra sua personalidade
Bem equipado, sedã da Volkswagen tem preço inicial de R$ 41.990 e enfrenta até concorrentes maiores
FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL
O Polo nunca soube ao certo
o que fazia na gama da Volkswagen. Nasceu em 2003 com
cara de Mercedes-Benz e, aos
olhos do consumidor, não era
barato e resistente como o Gol
nem bonito como o Golf. Agora,
reestilizado e mais barato, é
uma boa opção de compra.
Há quem diga que a nova
frente à la Passat seja desprovida de personalidade. Original
ou não, o Polo remodelado segue a nova identidade visual da
marca -vincos em forma de
"U" que cortam o pára-choque
e o capô e faróis de facho duplo.
Além disso, a base mecânica
foi mantida -motores 1.6 e
2.0- e já conquistou 8.864 motoristas em 2006. Mesmo assim, não foi capaz de evitar que
a Fiat emplacasse 35.265 Siena,
com motores 1.0 (R$ 32,5 mil),
1.4 (R$ 35.230) e 1.8 (R$ 40,3
mil). Os Ford Fiesta Sedan 1.0
(R$ 31.390) e 1.6 (R$ 35.890)
vieram logo atrás, com 29.833
unidades, enquanto o Corsa Sedan -o 1.0 custa R$ 30.799, e o
1.8, R$ 34.189- não passou de
14.665 unidades no período.
O Polo perde dos rivais em
capacidade de carga -cabem
432 litros em seu porta-malas,
enquanto a média do segmento
é de 470 l-, mas é superior em
acabamento interno. Além disso, a posição de guiar é facilitada pelas regulagens de altura do
banco e da coluna de direção. O
câmbio tem relações curtas e
engates precisos, o que realça a
sensação de esportividade.
Firme, a suspensão também
contribui para a sagacidade do
Polo, ainda que o motor 1.6 TotalFlex (101 cavalos com gasolina e 103 cavalos com álcool)
não seja nenhum primor em
desempenho. Com álcool, é
"esperto" em baixas rotações.
No teste Folha-Mauá, porém,
não conseguiu marcas até os
100 km/h inferiores a 12,04s.
Concorrentes maiores
Mas, num segmento que valoriza mais preço e porta-malas
que performance, o VW também enfrenta o Chevrolet Astra
Sedan (R$ 49.590, disponível
apenas com motor 2.0) e o Ford
Focus Sedan 1.6 (R$ 48.380). O
Polo Sedan custa a partir de R$
41.990 e oferece de série ar-condicionado, direção hidráulica e sensor de estacionamento.
O preço da versão topo de linha sobe para R$ 58.457. Nesse
caso, o consumidor compra
também trio elétrico, toca-CDs
e freios com ABS (antitravamento). Básico e com motor
2.0, o Polo sai por R$ 53.950. Se
comparado com os concorrentes maiores, apresenta uma boa
relação custo/benefício -e essa deve ser a razão para a Volks
acreditar em um acréscimo de
20% nas vendas do Polo.
O carro foi cedido para teste pela montadora
Veja todos os números dos testes de
Q7, Polo Sedan e Xsara Picasso
www.folha.com.br/062981
Texto Anterior: Salão móvel Próximo Texto: Teste Folha - Mauá: Picasso ganha motor bicombustível para continuar liderando o segmento Índice
|