São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 2002

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CARTAS

Corsa Sedan sem câmbio
"Retirei meu Corsa Sedan 2002/2003 na revenda Ver no dia 28 de outubro. Com menos de 50 dias, o carro apresentou infiltração de água pelo vidro traseiro. Em dezembro, precisei reduzir da quinta marcha para a quarta, que não engatou. Foi necessário colocar a terceira. Mesmo assim, foi preciso reduzir para a segunda, que também não entrou. Tentei voltar para a terceira, e o câmbio saiu na minha mão. Quero a troca do veículo."
Daniel Costa da Silva
(São Paulo, SP)
Resposta - A General Motors diz que o veículo foi reparado e entregue ao cliente em condições normais de uso. Quanto à troca, a montadora comenta que sua obrigação se limita ao conserto ou substituição de quaisquer peças que, dentro do período da garantia, sejam devolvidas a uma revenda ou oficina autorizada.

Defeito no câmbio do Ibiza
"Ao ler a carta do leitor Marco Aurélio Heller de Pauli, publicada em 8 de dezembro, notei que os problemas de seu Gol [falhas de acabamento, rangido no câmbio, trepidação na embreagem, vazamentos e desgaste excessivo das pastilhas de freio] ocorrem no meu Seat Ibiza.
Segundo o leitor, o gerente diz que as falhas são comuns. Recebi a mesma informação da Sanave, em Salvador. Na minha opinião, substituir peças defeituosas por outras que irão apresentar o mesmo defeito não é solução."
Júlio Cézar Magnago
(Salvador, BA)
Resposta - A Seat afirma que os reparos no veículo do cliente estariam concluídos até ontem.
Réplica - O leitor diz que aguarda o painel do carro para que a autorizada faça a substituição.

Defeito no câmbio do Golf
"Em março, adquiri um Golf 1.6. Até hoje, já foi trocada três vezes a mesma peça no câmbio do veículo. Além disso, o carro simplesmente parou por causa da mangueira de combustível."
Adriano Alves dos Santos
(Piracicaba, SP)
Resposta - A Volkswagen diz que consultou o gerente técnico da concessionária União e soube que o problema foi solucionado no dia 29 de novembro e que o leitor não reclamou mais. Contudo, em virtude dessa nova manifestação, a fábrica orientou a autorizada a reavaliar o veículo. Se o problema voltar a ocorrer, a montadora solicita que o cliente retorne à autorizada e fale diretamente com Antônio José Gil.
Réplica - O leitor disse à Folha que o carro ainda apresenta defeito no câmbio e que ele não foi procurado pela concessionária para agendar um retorno.

Satisfação com a Mitsubishi
"Por muitos anos vejo nesse jornal somente reclamações de veículos e concessionárias. Gostaria de manifestar minha satisfação com a marca Mitsubishi.
Possuo uma L200 95 e, por mais de uma vez e em concessionárias diferentes, fui muito bem atendido, inclusive ao questionar a garantia após os 50 mil quilômetros e dois anos de uso.
Creio que valeu minha busca em fazer todas as revisões de acordo com as especificações do fabricante. Quando outro fabricante "nacional" atenderia minhas reivindicações? Nunca."
Edson Bencini
(Jacareí, SP)



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