UOL


São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMEIRO CARRO

Documento dá dicas de manutenção e conselhos para os novatos ao volante

Antes de pisar nos pedais, leia o manual

FREE-LANCE PARA FOLHA

Antes de colocar o carro em movimento, é preciso paciência. O primeiro conselho que Ronaldo Berg, 56, gerente de engenharia de serviços da divisão de pós-venda da General Motors, dá ao proprietário é fazer uma boa leitura do manual para usar bem o produto.
Marco Aurélio Pacheco, 33, gerente de vendas e marketing de peças e acessórios da GM, também orienta a leitura. Ele cita o que acontece com uma pastilha de freio que não é substituída na hora certa. "Quem fica adiando a troca pode ter de repor o disco, que custa muito mais."
No manual, estão todas as orientações sobre as revisões, além dos itens de segurança e a explicação sobre aquela luz que acende misteriosamente no painel. Ou seja, ler o livreto acaba com dúvidas e gera economia.
Carlos Antonio Mathias, 52, proprietário da Kalú Import (centro de restauração de veículos na zona norte de São Paulo), afirma que a forma mais barata de manter o carro é a prevenção.
Aos interessados em saber um pouco além do ato de pegar no volante, a Volkswagen oferece um curso de mecânica para amadores. Ele é ministrado gratuitamente nas próprias concessionárias e aberto ao público em geral.

Cuidados
Para quem está estreando seu carro, Marco Aurélio Froes, 43, analista de assistência técnica da VW, tem algumas dicas básicas, mas importantes. Ele aconselha a abastecer só com gasolina aditivada e em postos de confiança. "O aditivo elimina a formação de depósitos, evitando a necessidade de limpeza dos bicos injetores."
Ele lembra também que pneus, correias e mangueiras costumam ter vida útil mais curta do que outros componentes. E são fundamentais, pois um problema com eles pode gerar uma pane.
Fazer rodízio anual ou a cada 15 mil quilômetros pode dobrar a vida útil dos pneus. Troque os dianteiros pelos traseiros, mantendo o lado. "Pneus gastos desequilibram o carro. Quanto mais gasto, menor o efeito da frenagem, principalmente em pistas molhadas."
No borracheiro, atenção. Como ele "vende" o conserto do pneu, tome cuidado para não pôr em risco a sua segurança. Se o pneu do seu carro furou, o simples conserto nem sempre é o indicado. (WANDA MIRABILE)


Texto Anterior: Usuário desconhece seguro obrigatório
Próximo Texto: Oficinas devem ser certificadas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.