UOL


São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oficinas devem ser certificadas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Pedal de freio com barulho de ar, embreagem dura e dificuldade de engatar marcha são maus sinais. Detectado algum deles, vem a pergunta: solucioná-lo em uma concessionária autorizada ou em oficinas independentes?
As montadoras recomendam a rede autorizada, alegando que lá há a garantia do uso de peças originais, mão-de-obra especializada e ferramental adequado. Dizem também que não há diferença entre os preços nas revendas e os das oficinas independentes.
Carlos Antonio Mathias, da Kalú Import, não concorda. Ele, que conserta mais de 200 carros por mês, diz que só usa peças originais e acha que as revendas continuam cobrando mais e que, às vezes, o serviço é deficiente.
Geraldo Luiz Santo Mauro, presidente do Sindirepa (sindicato das oficinas independentes), diz que a qualidade do setor é alta. "As oficinas independentes estão extremamente preparadas para atender a qualquer reparo. Os empresários têm investido em treinamento profissional e em equipamento de ponta."
Uma medida importante é procurar estabelecimentos com certificação. Uma das mais famosas e de maior credibilidade é a ASE (Excelência no Serviço Automotivo, em inglês), fornecida pelo National Institute for Automotive Service Excellence, órgão internacional sediado nos EUA.
Procure o certificado, que deve ficar exposto na entrada da oficina. "Seja chato, questione o profissional. Gaguejou a segunda vez, pule fora", aconselha Marco Aurélio Froes, da Volkswagen.

Inexperiência
A dúvida entre levar o veículo a uma oficina ou a uma autorizada pode ser adiada com um pouco de atenção. Ronaldo Berg, da General Motors, dá algumas dicas.
Freio, embreagem e pneus são as maiores vítimas dos jovens condutores. "Eles arrancam com velocidade acima da média, patinam, andam muito rápido e freiam bruscamente. O desgaste das peças é muito maior, e a constante redução de marchas provoca aumento no consumo de combustível", aponta Berg. (WM)



Texto Anterior: Antes de pisar nos pedais, leia o manual
Próximo Texto: Sedã: Civic chega mudado para parar o Corolla
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.