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São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2003

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SEDÃ

Modelo da Honda perdeu muito mercado para o da Toyota; alterações chegam às concessionárias a partir de amanhã

Civic chega mudado para parar o Corolla

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Ele já havia mudado no Japão, nos EUA, no Canadá e na Europa. Agora, é a vez de o Honda Civic reestilizado sair da linha de montagem de Sumaré (120 km a noroeste de São Paulo). Mas, por aqui, o sedã terá uma tarefa árdua: frear as vendas do Toyota Corolla.
Entre janeiro e outubro, foram vendidas 13.771 unidades do Civic. Enquanto isso, saíram das revendas Toyota 29.094 Corolla -ele e o Chevrolet Astra são os únicos que não têm opção de motor 1.0 e figuram entre os dez modelos mais vendidos neste ano.
O Civic 2004 começa a ser vendido a partir de amanhã, e o que mais chama a atenção é a alteração na dianteira. O capô ganhou vincos mais acentuados, enquanto os faróis têm dois refletores, o que, segundo a fábrica, aumenta a eficiência na iluminação. Na traseira, só o pára-choque mudou, dando a idéia de robustez.
Uma nova versão foi incorporada à linha. Lançada como série especial em julho, a LXL traz bancos, volante, revestimento das portas e descansa-braço de couro. Na versão de entrada -a única que pode ter câmbio manual-, as rodas passam a ser de liga leve, no lugar das de aço com calotas.
Não houve alterações mecânicas. O motor continua 1.7, mas desenvolve potências diferentes. Para o LX e LXL, são 115 cv (cavalos), 15 cv a menos que no Civic EX -o único a ter freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição da força de frenagem).
A Honda não divulgou os preços do novo Civic. Mas, hoje, o mais simples custa R$ 40.567. O topo de linha EX sai por R$ 50.866. O preço do Corolla 1.6 é R$ 40.480, enquanto o 1.8 de entrada tem o valor estipulado em R$ 46.106. Completa, a versão SE-G sai por R$ 60.879. (JAA)


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