São Paulo, domingo, 31 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Montadoras vetam colocação fora da rede autorizada

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem possui um carro que ainda está no período de garantia do fabricante deve checar se a instalação dos sensores compromete a cobertura.
Consultadas pela Folha, as assessorias técnicas da Fiat, da Ford e da Volkswagen afirmaram que o proprietário correrá o risco de perder a garantia do automóvel caso a instalação seja feita fora da rede autorizada.
A Fiat esclarece também que os sensores genuínos da marca (vendidos na rede concessionária) têm garantia de um ano caso instalados nas oficinas credenciadas.
Porém, se o cliente optar por comprar o kit na autorizada Fiat e resolver colocá-lo em uma loja independente -onde o custo da mão de obra geralmente é menor-, a cobertura do equipamento será de três meses.
Proprietários de automóveis que já estão fora da garantia de fábrica precisam ter atenção às especificações técnicas do aparelho.
Como toda instalação que exige interferência na parte elétrica, a colocação de sensores de estacionamento exige cuidado e mão de obra especializada.
A evolução dos equipamentos trouxe diversas melhorias, como a possibilidade de colocar sensores também na dianteira. Estes, além de auxiliar na hora das manobras de estacionamento, avisam quando o carro está muito próximo de outro veículo no trânsito.
Outra opção que está na moda é a instalação de kits com câmera de ré. Há diversos modelos disponíveis no mercado, com preços a partir de R$ 350. Os mais usuais trazem câmeras com visão noturna, à prova d'água, e monitor incorporado a um novo retrovisor interno, que faz parte do equipamento.
Para quem tem um aparelho multimídia integrado ao painel do veículo, há a possibilidade de adquirir apenas a câmera e transmitir as imagens por meio do visor de cristal líquido do sistema. (IN)


Texto Anterior: Sensores de ré exigem instalação cuidadosa
Próximo Texto: Cartas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.