São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIVIC, O FOCUS VEM AÍ

Focus traz mimo que falta até no Accord

Comando de voz, ignição sem chave e sensor de obstáculo equipam o Ford

DA REPORTAGEM LOCAL

O desenho Kinetic mudou a parte externa do Ford Focus, mas não invadiu seu interior. Dentro, não há sequer uma ponta de "energia em movimento". Tudo é convencional como pede um sedã médio. O Honda Civic, com conta-giros e velocímetro digital em dois níveis, é que foge à regra.
Esse risco a Ford não quer mais correr. Já polarizou paixões e ódios na primeira geração do Focus, que chegou ao Brasil há oito anos e vai perdurar só com motor 1.6 "flex".
Movimento, mesmo, está na direção, sempre elogiada no Focus. Agora há sistema eletroidráulico para deixar o volante mais pesado (esportivo) ou mais leve (conforto).
O toca-CDs e MP3 traz entrada para iPod. Detalhe: a tela do som Sony arranha fácil como nos velhos celulares.
Aliás, se quiser usar o telefone, basta apertar um botão e falar algo como "casa". Com sorte, o sistema de voz reconhecerá seu aparelho e fará a ligação.
Segundo a Ford, ele controla também o ar e o som. Só se for na voz de Cid Moreira. Às vezes, você fala "19 graus", e ele entende "nove". Pior: você quer ouvir uma rádio de rock'n'roll e ele vai para música gospel.
Mas são equipamentos que o Civic nem sonha em ter. Afinal, se o Accord não é merecedor do sensor de obstáculos traseiros do Focus, o que dizer do Civic?

Salão
A Ford confirmou que trará para o Salão de São Paulo, em outubro, o Fusion V6, o "crossover" Edge e o Focus ST, a versão esportiva do hatch argentino. Só os dois primeiros, porém, serão importados para o Brasil logo após a mostra.
O ST tem poucas chances. "Seria difícil adaptar os pneus de 18 polegadas, a suspensão esportiva e o motor 2.5 [225 cv] às condições brasileiras", afirma Klaus Palo de Mello, gerente de desenvolvimento e homologação de carros da Ford.
(FABIANO SEVERO)



Texto Anterior: Ford antecipa lançamento em um ano e entra
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.