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NA LAMA
Sucesso do Ford EcoSport desperta cobiça de outras montadoras, que passam a oferecer até "snorkel" em carro 4x2
Fábricas apostam no visual fora-de-estrada
ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Definitivamente, veículos com
aparência "off-road" caíram no
gosto dos brasileiros. Agora, as fábricas que ainda não aderiram ao
modismo se vêem obrigadas a investir nele. Apesar de a Fiat Palio
Adventure ter sido a pioneira, foi
o Ford EcoSport quem mais despertou a cobiça da concorrência.
De janeiro a setembro deste
ano, foram comercializadas
26.019 unidades do jipinho da
Ford. Mas só 10% foram da versão
4WD (tração 4x4). O EcoSport foi
o veículo que ajudou na recuperação da montadora no Brasil.
O efeito EcoSport vem incomodando o mercado. Samuel Russell, diretor de marketing da General Motors do Brasil, reconhece
que o visual fora-de-estrada é
uma tendência. "Sentimos que a
aparência da Montana, nas versões Sport e Off-Road, gerou um
aumento de vendas significativo."
Russel acredita no crescimento
dessa tendência, mas não confirmou o lançamento para o fim
de 2005 do concorrente do
EcoSport. Seria um utilitário
esportivo baseado no Journey,
protótipo que foi apresentado no
Salão de São Paulo de 2002.
Acessórios
"O consumidor adorou esse estilo de carro e está disposto a pagar mais para ter os acessórios",
afirma Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat. No total, a versão
Adventure representa 50% das
vendas dos modelos Palio Weekend, Doblò e Strada -no caso
da multivan, chega a 60%.
Apesar desse sucesso, a montadora trouxe outra novidade. Está
em exibição no Anhembi uma
Strada Adventure equipada com
"snorkel", acessório que permite
atravessar áreas alagadas.
Não se trata de transformar a picape em carro anfíbio, mas é um
acessório que torna possível
transpor até 70 centímetros de
água. O "snorkel", que estará disponível nas concessionárias da
marca em novembro por R$ 490
já instalado, também poderá
equipar a perua Palio Adventure.
Já a Volkswagen -que oferecia
essa "maquiagem" na Parati e na
Saveiro e se surpreendeu com o
sucesso do Gol Rallye- joga todas as fichas no CrossFox, que começa a ser vendido no início de
2005 por cerca de R$ 35 mil.
A versão fora-de-estrada
do Fox, que terá motor 1.6 bicombustível, recebeu ajustes na suspensão, ficando mais distante
do solo que o normal. Ganhou
ainda acessórios, como o estepe
do lado de fora do porta-malas.
A montadora também desenvolveu uma nova versão da Saveiro, a Crossover -nome que já era
usado na Parati. Além da suspensão mais alta e do quebra-mato, a
novidade do modelo é inaugurar
o motor 1.8 bicombustível.
A Citroën resolveu abocanhar
uma fatia desse segmento e mostrou, no Salão de São Paulo, o
C3 X-TR. Comercializado na
Europa, deve ser posicionado como concorrente direto do CrossFox, mas sua produção em Porto
Real (RJ) deve começar só no segundo semestre de 2005.
Mais esportivo
Além do EcoSport, a Ford pensa
em desenvolver uma nova versão
de nicho dentro do projeto Amazon. Para tanto, criou o protótipo
Fiesta Sedan STX. ST é o nome de
uma versão esportiva fabricada
na Europa, e X é a indicação para
o estilo "crossover".
Segundo Andrea Costa, gerente
de marketing da família Fiesta, a
montadora expôs o veículo no
Anhembi para medir a aceitação
do público. ""É um carro de passeio com apelo esportivo, motor
2.0, 45 centímetros de altura em
relação ao solo, rodas de 17 polegadas e interior estilizado."
Salão de São Paulo - pavilhão de
exposições do Anhembi (av. Olavo
Fontoura, 1.209, Santana, zona
norte). Entrada das 11h às 17h.
Ingressos: R$ 20 (adultos) e R$ 10
(crianças de 5 a 12 anos). Menores de
cinco anos e maiores de 60 anos não
pagam
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