São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA LAMA

Sucesso do Ford EcoSport desperta cobiça de outras montadoras, que passam a oferecer até "snorkel" em carro 4x2

Fábricas apostam no visual fora-de-estrada

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Definitivamente, veículos com aparência "off-road" caíram no gosto dos brasileiros. Agora, as fábricas que ainda não aderiram ao modismo se vêem obrigadas a investir nele. Apesar de a Fiat Palio Adventure ter sido a pioneira, foi o Ford EcoSport quem mais despertou a cobiça da concorrência.
De janeiro a setembro deste ano, foram comercializadas 26.019 unidades do jipinho da Ford. Mas só 10% foram da versão 4WD (tração 4x4). O EcoSport foi o veículo que ajudou na recuperação da montadora no Brasil.
O efeito EcoSport vem incomodando o mercado. Samuel Russell, diretor de marketing da General Motors do Brasil, reconhece que o visual fora-de-estrada é uma tendência. "Sentimos que a aparência da Montana, nas versões Sport e Off-Road, gerou um aumento de vendas significativo."
Russel acredita no crescimento dessa tendência, mas não confirmou o lançamento para o fim de 2005 do concorrente do EcoSport. Seria um utilitário esportivo baseado no Journey, protótipo que foi apresentado no Salão de São Paulo de 2002.

Acessórios
"O consumidor adorou esse estilo de carro e está disposto a pagar mais para ter os acessórios", afirma Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat. No total, a versão Adventure representa 50% das vendas dos modelos Palio Weekend, Doblò e Strada -no caso da multivan, chega a 60%.
Apesar desse sucesso, a montadora trouxe outra novidade. Está em exibição no Anhembi uma Strada Adventure equipada com "snorkel", acessório que permite atravessar áreas alagadas.
Não se trata de transformar a picape em carro anfíbio, mas é um acessório que torna possível transpor até 70 centímetros de água. O "snorkel", que estará disponível nas concessionárias da marca em novembro por R$ 490 já instalado, também poderá equipar a perua Palio Adventure.
Já a Volkswagen -que oferecia essa "maquiagem" na Parati e na Saveiro e se surpreendeu com o sucesso do Gol Rallye- joga todas as fichas no CrossFox, que começa a ser vendido no início de 2005 por cerca de R$ 35 mil.
A versão fora-de-estrada do Fox, que terá motor 1.6 bicombustível, recebeu ajustes na suspensão, ficando mais distante do solo que o normal. Ganhou ainda acessórios, como o estepe do lado de fora do porta-malas.
A montadora também desenvolveu uma nova versão da Saveiro, a Crossover -nome que já era usado na Parati. Além da suspensão mais alta e do quebra-mato, a novidade do modelo é inaugurar o motor 1.8 bicombustível.
A Citroën resolveu abocanhar uma fatia desse segmento e mostrou, no Salão de São Paulo, o C3 X-TR. Comercializado na Europa, deve ser posicionado como concorrente direto do CrossFox, mas sua produção em Porto Real (RJ) deve começar só no segundo semestre de 2005.

Mais esportivo
Além do EcoSport, a Ford pensa em desenvolver uma nova versão de nicho dentro do projeto Amazon. Para tanto, criou o protótipo Fiesta Sedan STX. ST é o nome de uma versão esportiva fabricada na Europa, e X é a indicação para o estilo "crossover".
Segundo Andrea Costa, gerente de marketing da família Fiesta, a montadora expôs o veículo no Anhembi para medir a aceitação do público. ""É um carro de passeio com apelo esportivo, motor 2.0, 45 centímetros de altura em relação ao solo, rodas de 17 polegadas e interior estilizado."


Salão de São Paulo - pavilhão de exposições do Anhembi (av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, zona norte). Entrada das 11h às 17h. Ingressos: R$ 20 (adultos) e R$ 10 (crianças de 5 a 12 anos). Menores de cinco anos e maiores de 60 anos não pagam

Texto Anterior: Maioria dos modelos em teste é aprovada
Próximo Texto: 35% das Strada vendidas são Adventure
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.