|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Conceito Mio interage com semáforos
Em cruzamentos vazios, subcompacto futurista da Fiat, projetado no Brasil, altera sinal vermelho para verde
Modelos híbridos da Porsche e da BMW estão esperando a isenção do governo para reduzir o preço e começar a venda
DE SÃO PAULO
Se os protótipos antecipam o futuro, é possível afirmar que, em 2025, a maior
parte dos carros serão compactos, conectados à internet
e movidos a energia alternativa, como a eletricidade.
Pelo menos esse é o desejo
dos quase 2 milhões de internautas que palpitaram na
concepção do Mio, um citadino vanguardista construído
pela Fiat e apresentado pela
primeira vez ao público no
Salão de São Paulo.
O veículo de 2,5 m tem volante de joystick, como em videogame. Mas o melhor é o
seu poder de interação com
semáforos. Assim ele interfere na sinalização e evita parar, desnecessariamente,
num cruzamento deserto à
noite, por exemplo.
Das inovações mirabolantes, porém, só o desenho exterior é verossímil. Mas a
montadora promete construir uma unidade motorizada que consiga transportar
os dois ocupantes do pequerrucho. Na atual, nem a fechadura funciona.
Mais comprometida com a
realidade é a Saveiro Rocket,
definida pela Volkswagen
como uma "picape-cupê".
Com os santantônios integrados à carroceria, sua silhueta lembra a de um legítimo esportivo. Até a caçamba
recebeu uma capota rígida,
para que não a associem à
um veículo de carga.
A VW não alardeia, entretanto, que a Rocket usa o
mesmo motor 1.4 TFSI do Audi A1 (122 cv), que pode equipar uma possível reedição
"flex" do esportivo Gol GTi.
PROTÓTIPO DE SÉRIE
Já no estande da Renault, a
pintura psicodélica do Sandero Concept é o que disfarça
as mudanças estéticas na
grade e nos para-choques.
Algumas delas só chegam
com a versão reestilizada do
compacto, prometida para o
segundo semestre de 2011.
Entre os protótipos estrangeiros, destaque para o
GTbyCitroën, do game Gran
Turismo 5 (Playstation 3), e o
Mercedes Shooting Break.
A perua alemã, baseada
no CLS, promete estacionar
sozinha até se o seu motorista estiver fora do veículo.
O que não falta no Anhembi é carro elétrico e híbrido.
São 19, incluindo o Porsche
Cayenne Hybrid e o BMW ActiveHybrid 7 -ambos só
aguardam a isenção do governo para carros "verdes".
O presidente Lula esteve
no salão anteontem, mas não
tocou no assunto.
(FN)
Texto Anterior: Primeiro superesportivo nacional sonha alto no salão Próximo Texto: Volks inventa bicicleta que cabe no estepe Índice | Comunicar Erros
|