São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Conceito Mio interage com semáforos

Em cruzamentos vazios, subcompacto futurista da Fiat, projetado no Brasil, altera sinal vermelho para verde

Modelos híbridos da Porsche e da BMW estão esperando a isenção do governo para reduzir o preço e começar a venda

DE SÃO PAULO

Se os protótipos antecipam o futuro, é possível afirmar que, em 2025, a maior parte dos carros serão compactos, conectados à internet e movidos a energia alternativa, como a eletricidade.
Pelo menos esse é o desejo dos quase 2 milhões de internautas que palpitaram na concepção do Mio, um citadino vanguardista construído pela Fiat e apresentado pela primeira vez ao público no Salão de São Paulo.
O veículo de 2,5 m tem volante de joystick, como em videogame. Mas o melhor é o seu poder de interação com semáforos. Assim ele interfere na sinalização e evita parar, desnecessariamente, num cruzamento deserto à noite, por exemplo.
Das inovações mirabolantes, porém, só o desenho exterior é verossímil. Mas a montadora promete construir uma unidade motorizada que consiga transportar os dois ocupantes do pequerrucho. Na atual, nem a fechadura funciona.
Mais comprometida com a realidade é a Saveiro Rocket, definida pela Volkswagen como uma "picape-cupê".
Com os santantônios integrados à carroceria, sua silhueta lembra a de um legítimo esportivo. Até a caçamba recebeu uma capota rígida, para que não a associem à um veículo de carga.
A VW não alardeia, entretanto, que a Rocket usa o mesmo motor 1.4 TFSI do Audi A1 (122 cv), que pode equipar uma possível reedição "flex" do esportivo Gol GTi.

PROTÓTIPO DE SÉRIE
Já no estande da Renault, a pintura psicodélica do Sandero Concept é o que disfarça as mudanças estéticas na grade e nos para-choques.
Algumas delas só chegam com a versão reestilizada do compacto, prometida para o segundo semestre de 2011.
Entre os protótipos estrangeiros, destaque para o GTbyCitroën, do game Gran Turismo 5 (Playstation 3), e o Mercedes Shooting Break.
A perua alemã, baseada no CLS, promete estacionar sozinha até se o seu motorista estiver fora do veículo.
O que não falta no Anhembi é carro elétrico e híbrido. São 19, incluindo o Porsche Cayenne Hybrid e o BMW ActiveHybrid 7 -ambos só aguardam a isenção do governo para carros "verdes".
O presidente Lula esteve no salão anteontem, mas não tocou no assunto. (FN)


Texto Anterior: Primeiro superesportivo nacional sonha alto no salão
Próximo Texto: Volks inventa bicicleta que cabe no estepe
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.