São Paulo, sábado, 06 de setembro de 2008

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ELETRODOMÉSTICOS

A casa está 'facinha'

Simplicidade é a marca principal dos aparelhos que vão chegar por aí

DÉBORA MISMETTI
ENVIADA ESPECIAL A BERLIM

A maior feira de eletroeletrônicos do mundo se rendeu aos tecnofóbicos. Aparelhos simples, quase sem fios e que se encaixam melhor à decoração da casa foram as armas das principais marcas para conquistar a atenção dos visitantes, entre as 1.245 participantes da IFA 2008, em Berlim. Pela primeira vez, o evento teve um pavilhão dedicado a eletrodomésticos.
O envelhecimento da população explica a preocupação das empresas em fazer aparelhos mais fáceis de usar, segundo a gerente de produtos de cozinha da Samsung, Heike Kern: "Colocamos números grandes para indicar a temperatura dos freezers", diz. Um dos destaques expostos pela marca coreana foi o microondas Guiding Light, que ajuda o usuário a saber a ordem em que deve apertar os botões, por meio de um caminho luminoso. O produto, ainda sem previsão de venda no Brasil, promete dar conta de funções de forno convencional, como assar e cozinhar.
Para quem aceita trocar perfeição absoluta de som por praticidade, a Philips lançou o home theater Cinema One, que combina caixas, tocador de DVD e conexão para iPod. O tudo-em-um (que chega aqui em novembro) não serve a ouvidos mais exigentes, mas resolve a vida de quem quer assistir a DVDs com recursos melhores, sem precisar de fios e caixas espalhados pela sala.
A marca holandesa também investiu em sistemas de som que permitem ouvir discos armazenados no computador, no iPod e em CDs, para atender quem ainda não aderiu totalmente à musica baixada pela internet. O Network Player 2500 pode ser ligado ao aparelho de som que o consumidor já usa para ouvir CDs, tem "doca" para iPod e se comunica com o computador. Deve ser vendido por aqui em janeiro de 2009.
A mostra teve novidades para quem, além da aversão aos cabos, odeia tarefas domésticas.
AEG-Electrolux e LG expuseram máquinas de lavar e secar que usam jatos de vapor para desamassar as roupas.
O forno elétrico também está fazendo o trabalho que antes cabia ao usuário. O forno Competence, da Electrolux, faz quase tudo sozinho: é só escolher, no menu, o ícone que correponde ao tipo de comida que será assada. Sensores detectam a quantidade e calculam temperatura e tempo necessários. Quando está pronto, apita.

Apple e vintage
A mania de iPod tomou conta do design na cozinha. A influência óbvia apareceu em máquinas de café expresso, como o modelo 800 da alemã WMF, e em boa parte dos produtos da Gorenje. O minimalismo do estande da marca eslovena era tanto que ficava difícil entender que a placa de vidro branco acima do fogão era mesmo uma coifa. A linha Qube, de eletrodomésticos não embutidos (os "freestanding"), transformou geladeira e fogão em cubos de vidro preto, de design limpo, sem botões aparentes.
Para reforçar mais a referência ao iPod, a Gorenje lançou uma geladeira com caixas de som e espaço para ligar o tocador de MP3 e cozinhar com música.
O design mais retrô foi outro destaque da feira. A nova geladeira da Bosch, a Classic Gourmet, por exemplo, é inspirada em modelo de 1949. Especial para guardar vinhos, queijos e iguarias finas, tem prateleiras de madeira com tratamento antibactéria. A Electrolux também olhou para o passado e recriou a primeira Lavamat, lava-roupas que faz 50 anos.


A repórter DÉBORA MISMETTI viajou a convite da Philips


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