São Paulo, sábado, 06 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GÔNDOLA [conheça melhor tudo que chega nos supermercados]

Desodorantes não clareiam axilas

Cosméticos prometem evitar manchas na pele, mas fórmulas não vão além da hidratação

DÉBORA MISMETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Regata ou camiseta? A publicidade da marca Dove mostra mulheres à vontade para abandonar as blusas com mangas depois de usar o desodorante Clear Tone. O texto do anúncio diz que o produto ajuda a prevenir as manchas escuras causadas pela irritação dos processos depilatórios. O principal concorrente, Nivea Pearl & Beauty, adota o mesmo apelo.
Mas não há nada, nas duas fórmulas, que possa garantir esse efeito, segundo a farmacêutica bioquímica Maria Valéria Robles, 47, professora de cosmetologia da USP. A pedido do Vitrine, ela analisou os ingredientes que constam nos rótulos dos produtos. No caso de Dove, a fórmula tem óleo de girassol; o produto da Nivea tem extrato de pérolas. Ambos ajudam a suavizar a pele, "mas essas substâncias não previnem irritações causadas pela depilação", afirma a farmacêutica.
Qualquer antitranspirante tem cloridróxido de alumínio, que pode irritar a pele. Para compensar, as fórmulas dos dois produtos contêm óleos finos, que não obstruem os poros, e detergentes suaves. "Como existe um irritante, tudo o que for colocado para suavizar ajuda", diz a farmacêutica. Mas extrato de pérolas e óleo de girassol são apenas hidratantes.
Quem sofre com a pele irritada nas axilas deve evitar todos os antitranspirantes, segundo a farmacêutica. O melhor é encomendar um desodorante apenas anti-séptico, sem cloridróxido de alumínio, em farmácias de manipulação.
Segundo a gerente de marketing da Dove Daniela Cachich, 33, o óleo de girassol "ajuda a acelerar a reparação dos danos causados pela depilação, prevenindo o escurecimento da pele". A Nivea também afirma que o extrato de pérolas "promove melhorias por meio da hidratação da pele das axilas, evitando assim o escurecimento", nas palavras do gerente de qualidade Adolfo Guttman, 49.


Texto Anterior: Crítica de loja: Megabuxixo vem no pacote megastore
Próximo Texto: A arte de comprar: Poder de fogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.