São Paulo, sábado, 12 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MODA MÍOPE

POR KATIA DEL BIANCO E SIMONE PINHEIRO

Neste momento vintage, armações com formato quadrado, tipo nerd, ou exageradas, pretas ou coloridas, colocam os óculos de grau no calendário fashion.
Para aderir à tendência, é necessário um certo garimpo, porque ainda são poucas as marcas de moda, como Diesel ou a brasileira Gloria Coelho, que têm modelos próprios para satisfazer o apuro estético de míopes e companhia.
O clássico solar Wayfarer, modelo da Ray Ban criado nos anos 50, também está no foco dos modernos. A grife tem no catálogo modelos para receituário, que devem chegar em breve às óticas. Por enquanto, a solução pode ser adaptar os óculos de sol. Mas essa é uma tarefa delicada porque, dependendo do problema, não dá para colocar as lentes de grau na armação.
Para quem não precisa usar óculos, mas quer fazer o estilo, a busca pelo par perfeito pode passar por brechós ou por acervos de pais e avós. Modelos antigos podem ganhar lentes incolores, sem grau. A prova de que os óculos conquistam o status de acessório, ao lado de presilhas e bonés, é que as armações retrô sem as lentes já começam a emoldurar os rostos dos modernos nos bastidores da moda.

Rímel, batom e novas armações
Óculos grandes, com armação preta, fi cam ótimos com boca vermelha. "Dá um contraponto sexy para o estilo nerd. Os óculos dão uma encaretada e a boca colorida entra com a feminilidade", diz o maquiador Ricardo dos Anjos. Segundo o profi ssional, armações nas cores preta, marrom e tartaruga fi cam muito legais com batons vermelho-tomate (mais aberto), vermelho-alaranjado e vermelho-vinho opaco (com textura mais seca e tom mais fechado). Se a armação é colorida, é melhor a boca permanecer neutra -com gloss transparente, ou batom cor-de-boca. Mas cada uma com seu estilo, não é ?

Às vezes não dá
Antes de comprar óculos solares para usá-los com lentes de grau, é essencial consultar um técnico óptico, para avaliar se o modelo escolhido comporta o tipo de lente receitado pelo oftalmologista. "De maneira geral, os óculos que têm uma curvatura muito acentuada não são adequados para esse uso. É preciso verificar a receita para saber se a adaptação é possível", diz Wellington Escudeiro, da Mitani Ótica.

Modernos no grau

"Faz tempo que procuro uma armação grande, mais pesada. A idéia é usar esse tipo de óculos com uma roupa mais clássica, como uma blusa de seda com laço na gola ou um vestido. Os óculos mais pesados quebram o look ‘mulherzinha’ e dão uma equilibrada no conjunto. Eu não usaria com roupa mais masculina."
Denise Dahdah, editora de moda da revista "Quem"

"Procurei durante oito meses a armação dos meus óculos. É um modelo antigo, aro 86. São poucos os óculos gigantes que podem ser usados com lentes de grau. Uma amiga foi viajar e trouxe para mim."
Ricardo dos Anjos, maquiador

"Meus amigos costumam usar óculos vintage, que eles pegam dos pais. Eu vi um modelo de óculos de sol e gostei da armação, grande e grossa, nesse estilo retrô. Comprei e mandei substituir por lentes de grau."
Toni Pires, designer e vocalista da banda indie Milocovik

"Não preciso usar óculos, mas gosto do estilo. Comprei uma armação preta, nerd, bem grande. Tirei as lentes e uso assim mesmo, todos os dias." Jill Bauwens, modelo

onde encontrar

CHILLI BEANS
SAC (11) 3818-3030, São Paulo

GLORIA COELHO
r. Bela Cintra, 2.173, Consolação, tel. (11) 3085-6671, São Paulo

MARCOLIN
SAC 0800-771-5557

ÓTICA VENTURA
r. Bela Cintra, 1.845, Consolação, tel. (11) 3083-7090, São Paulo

ROCHESTER OPTICAL EXPRESS
av. Brig. Faria Lima, 2.232, loja 2C21, shopping Iguatemi, tel. (11) 3813-0422, São Paulo

SÁFILO
SAC 0800-701-2097

SAMA ÓPITIKA
av. Roque Petroni Jr, 1.089, loja 228, shopping Morumbi, tel. (11) 5181-2670, São Paulo


Texto Anterior: Maria Inês Dolci: Ora, o consumidor...
Próximo Texto: Crítica de loja: Mais inovações tecnológicas por menos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.