São Paulo, sábado, 14 de março de 2009

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Outro Lado

Multinacionais afirmam que seguem autorregulametação

DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor corporativo da empresa que fabrica o biscoito Trakinas, Fabio Acerbi, diz que a Kraft aplica aqui as mesmas regras dos outros países e que o site da marca "não tem imagens reais do produto".
A posição do Instituto Alana é "radical", segundo Acerbi, que também é vice-presidente da Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação). "Eles estão no extremo, [defendem que a indústria] não fale com a criança." Para ele, é melhor encontrar um meio-termo em vez de cortar comunicações entre marcas e consumidores.
A Cadbury, fabricante de Bubbaloo, e a Pepsico, de Toddynho e Cheetos, afirmam respeitar as leis brasileiras e as regras do Conar. A Burguer King diz que "avaliará as recomendações" do Idec.
O McDonald's afirma não anunciar para menores de seis anos e que sua publicidade dá opções variadas de cardápio. A Kellogg's diz que não há publicidade nos jogos do site.
A Ferrero diz que o site de Kinder Ovo é institucional e que as alegações da pesquisa são "exageradas e descabidas".
A Coca-Cola diz que vai retirar o site do suco Kapo.
A Danone afirma usar "os mesmos princípios de comunicação" dos EUA e Europa. A Nestlé afirma que não anuncia para menores de seis anos. (DM)


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