São Paulo, sábado, 17 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste: em que nível de consumo caro você se enquadra?

1. Por que você comprou essa sua bolsa ou carteira?
A. Porque sempre quis uma Louis Vuitton e não resistiu.
B. Porque a 'Wallpaper' a elegeu como o lançamento quente do mês.
C. Porque sabe que a marca tem anos de história.
D. Porque é de uma grife que não usa couro de origem animal.
E. Porque estava no meio de uma viagem e percebeu que a antiga já tinha rasgado em três lugares. Na verdade, ela é meio esquisita, mas vai valer a história quando você voltar do Camboja.

2. Você adora vinho. Qual é a garrafa 'querida' da sua adega?
A. A francesa, custou o olho da cara.
B. A que você acabou de tomar (mas ainda tem um estoque): você já vem acumulando leituras sobre o assunto e descolou um chileno com excelente custo/benefício. Seus amigos já seguem sua recomendação.
C. A última: você a trouxe da viagem onde conheceu pequenos produtores de Bordeaux. Após tantos livros e cursos, foi uma emoção incrível.
D. Um biodinâmico da vinícola de um amigo seu: é produzido com respeito ao ciclos da natureza, e a vinícola nem distribuidora tem.
E. A que seu marido ou sua mulher mais gosta: é um tinto rústico italiano, que não custa nem R$ 40.

3. Onde você fi ca sabendo a respeito dos produtos que compra?
A. Pelos comerciais de TV.
B. Por sites, revistas e blogs.
C. Por meio dos seus amigos, com quem troca idéias sobre produtos e viagens que fazem a sua cabeça.
D. Você pesquisa bastante na internet em busca de produtos e soluções que tenham a ver com o seu estilo de vida. Você não vai dar seu dinheiro para qualquer empresa, porque tem consciência das conseqüências do seu alto nível de consumo.
E. Lugar nenhum. Você só se dedica às compras quando se importa muito com o assunto. Mas aí, você é o expert e difi cilmente alguém vai lhe apresentar algo que você já não tenha ou conheça.

4. Quando você compra alguma coisa cara, qual é a primeira coisa que passa pela sua cabeça?
A. 'Eu mereço.'
B. 'É perfeito.'
C. 'É único.'
D. 'É o certo.'
E. 'Não tem preço.'

5. O que você faz quando acaba de comprar algo valioso?
A. Fica com frio na barriga pensando em qual ocasião vai estrear a coisa.
B. Dá um jantar em casa: seus amigos vão acabar percebendo que sua nova poltrona é aquela que acabou de ser lançada no salão de Milão.
C. Liga para um amigo e conta como foi difícil encontrar aquilo.
D. Explica para todo mundo como aquele item pode mudar a maneira como eles vivem.
E. Por você, não faria nada. Mas sua família insiste em achar graça e a perguntar por que você gastou milhares de euros em uma edição original, caindo aos pedaços, de um livro antigo. Fazer o quê?

Resultado
MAIORIA DE RESPOSTAS 'A': PRIMEIRO ESTÁGIO DO CONSUMO DE LUXO
Seu celular deve estar cravejado de diamantes e seu próximo carro vai ser uma Ferrari. Você não se incomoda em usar acessórios com logos visíveis e gasta o que for preciso para se vestir como os seus pares de classe social. Sua casa deve ser revestida de mármore travertino do chão ao teto. Mas, quem sabe, você já esteja com a pulga atrás da orelha, procurando consumir com um pouco mais de critério.

MAIORIA DE RESPOSTAS 'B': SEGUNDO ESTÁGIO
Não há lançamento de moda e design que escape ao seu radar. Você faz questão de ser elegante e de mostrar que não compra qualquer coisa, não. Móveis assinados e grifes 'na crista da onda' são o seu alvo nas compras. Discernimento é o seu maior poder, por enquanto.

MAIORIA DE RESPOSTAS 'C': TERCEIRO ESTÁGIO
Consumismo é coisa do passado: você não precisa provar nada para ninguém. O seu negócio é sentir prazer, viver experiências novas, garimpar produtos que só você (ou um grupo muito seleto) sabe que existe.
Tudo o que você compra tem uma história, que você conhece e cultiva.
Coleções e viagens exóticas podem entrar no seu raio de interesse.

MAIORIA DE RESPOSTAS 'D': QUARTO ESTÁGIO
Você já sabe do poder que tem, por isso tem consciência de que o seu dinheiro e a sua energia são preciosos demais para se associarem a empresas que não compactuam com os seus valores. Se você viaja, por exemplo, busca um eco-resort ou uma companhia aérea que compense emissões de carbono.

MAIORIA DE RESPOSTAS 'E': QUINTO ESTÁGIO
Não há publicidade nem grife que consiga atrair sua atenção. Você nem paga mais o mico de dirigir, então para quê saber marca de carro? Quem dita o que é importante na sua vida é você.


Texto Anterior: Até onde vai o luxo
Próximo Texto: O mercado local do "eu mereço"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.